IV Divisão não cumpre com os “critérios”

O Governo Regional dos Açores justificou a não atribuição de apoios à equipa de futebol feminino do Vitória pelo facto da sua participação em provas de âmbito nacional não cumprir “com os critérios adotados e transversais às diversas modalidades abrangidas”



Numa nota enviada às redações, a Direção Regional do Desporto (DRD) justifica que a IV Divisão “corresponde ao último nível competitivo nacional da modalidade, no género feminino, sendo uma competição de acesso aberto, cuja participação resulta da livre e espontânea vontade dos clubes, não se tratando de um quadro competitivo fechado”.

Para além disso, a DRD diz que “a participação na IV Divisão não foi prevista nos Programas de Desenvolvimento Desportivo apresentados pelas três associações” dos Açores, vincando que a participação é feita “mediante inscrição voluntária a convite da entidade federativa”.

A DRD reconhece o “percurso desportivo” do Vitória e garante que “o mérito desportivo alcançado em competições regionais não está em causa”, ao mesmo tempo que manifesta a sua disponibilidade para, em relação ao futebol feminino, “rever os critérios de atribuição de apoios que são definidos nas cimeiras de modalidade”.

PUB

Desde junho de 2024, Conselho Executivo da Escola Secundária da Ribeira Grande apela à Direção Regional da Educação e Administração Educativa que reforce o estabelecimento de ensino com, no mínimo, oito assistentes operacionais. Tutela defende-se com os rácios