Invisuais assinalam Dia da Bengala Branca com exibição de "Ensaio sobre a Cegueira"


 

Lusa/AOonline   Nacional   15 de Out de 2008, 12:01

O filme "Ensaio sobre a Cegueira", baseado na obra homónima de José Saramago, é esta quarta-feira exibido no Fórum Lisboa por iniciativa da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca.
Depois da estreia polémica nas salas de cinema nos Estados Unidos, no iníco de Outubro, o filme é esta quarta-feira exibido publicamente pela primeira vez em Portugal, pelas 21:30 (hora local), bastando apenas que o público faça um donativo de cinco euros à ACAPO para entrar no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.

    A Federação Nacional dos Invisuais dos Estados Unidos organizou um protesto contra a imagem que estava a ser passada na longa-metragem, por associar esta deficiência física a um comportamento hostil que motivaria o fim da civilização.

    Realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles, "Ensaio sobre a Cegueira" - que conta as interpretações, entre outros, de Julianne Moore e Gael García Bernal - tem ante-estreia marcada para dia 29 de Outubro, na cidade da Horta (Faial), durante o Festival de Curtas-Metragens “Faial Films Fest”, que decorre entre 27 de Outubro a 04 de Novembro.

    De acordo com a distribuidora Castello Lopes, o filme estreia nas salas de cinema do país a 13 de Novembro.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.