Interpelações sobre educação e saúde marcam agenda parlamentar nos Açores

Duas interpelações e uma sessão de perguntas ao Governo Regional marcam a agenda parlamentar do plenário de março da Assembleia Legislativa dos Açores, que começa esta terça-feira na cidade da Horta, com a educação e a saúde em destaque.




A primeira interpelação, da autoria do PPM, está marcada para esta terça-feira e tem como tema de fundo os resultados obtidos pelas escolas açorianas nas provas finais do 3.º ciclo do ensino básico e nos exames finais do ensino secundário, no ano letivo 2017/2018.

O único deputado monárquico no parlamento açoriano, Paulo Estêvão, será também o autor de uma sessão de perguntas ao Governo Regional, prevista para quarta-feira, relacionada com as operações portuárias e com o transporte de mercadorias nas Flores e no Corvo e ainda com obras que estão a decorrer naquelas duas ilhas.

A segunda interpelação ao executivo socialista, da autoria do PSD, deverá ocorrer na quinta-feira e está relacionada com o funcionamento do Serviço Regional de Saúde, tema que os sociais-democratas pretendiam ter discutido no plenário de fevereiro, mas que adiaram devido à ausência do secretário regional da Saúde, por motivos de doença.

A agenda parlamentar desta semana integra ainda uma proposta do PSD para equiparar a atribuição dos apoios pela utilização da palavra "Açores" nas camisolas dos jogadores das equipas desportivas açorianas que militam nas divisões nacionais das diferentes modalidades.

O PPM apresenta também duas outras propostas, uma para que sejam instalados os equipamentos necessários ao aproveitamento integral das obras de alargamento do porto da Casa, no Corvo, e outra para que seja aumentado o número de ligações aéreas para a mais pequena ilha dos Açores.

Os 57 deputados regionais vão ainda discutir duas propostas do CDS-PP relacionadas com a repavimentação dos caminhos de acesso a vários pontos turísticos da ilha Terceira e com a certificação civil do Aeroporto das Lajes, que não estará a ser devidamente divulgada junto das entidades nacionais e internacionais.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024