Açoriano Oriental
Intercetado veleiro ao largo dos Açores com 1150 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) intercetou na zona dos Açores um veleiro que transportava 1150 quilos de cocaína, suspeitando-se que os tripulantes detidos fazem parte de uma “organização criminosa internacional”, foi anunciado.


Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, a PJ indica que a “Operação Calypso” permitiu “localizar e depois intercetar em alto mar, na zona dos Açores, um veleiro do tipo catamarã, que fazia a travessia do Atlântico” e sobre o qual “existiam fortes suspeitas de transportar grande quantidade de cocaína”.

“A embarcação em causa foi conduzida ao porto de Ponta Delgada onde foi sujeita a buscas, acabando por ser detetados, na sua estrutura, vários compartimentos ocultos, no interior dos quais foram encontrados um total de 1047 embalagens de cocaína, com um peso total aproximado de 1150 quilos”, indica a PJ.

Os dois tripulantes, de 33 e 61 anos, ambos estrangeiros, foram detidos em “flagrante delito, pela prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes”.

A PJ revela que suspeita “fortemente” de que os dois detidos fazem parte de “uma organização criminosa transnacional que se dedica à introdução daquele tipo de droga no continente europeu”.

“Para além da droga, procedeu-se também à apreensão da embarcação bem como de diversa documentação, equipamentos eletrónicos de navegação e outros objetos com interesse para a prova dos factos em investigação”, lê-se na nota de imprensa.

Os tripulantes foram depois “presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial”, estando atualmente em prisão preventiva.

A operação contou com o apoio da Marinha, da Força Aérea, da Polícia Marítima, de autoridades francesas e holandesas e do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados