INEM quer usar helicópteros “Puma”

O ministro da Defesa afirmou hoje que as conversações para que o INEM possa utilizar os helicópteros "Puma", da Força Aérea, estão "em muito bom andamento" e que esta mudança vai permitir "fazer o mesmo, gastando menos".


"Tem havido contactos muito estreitos entre o ministério da Defesa e o ministério da Saúde, no sentido de ser possível utilizar essa sinergia comum e isso está em muito bom andamento", disse.

O ministro, que falava na Mauritânia aos jornalistas, à margem de um encontro de ministros da "Iniciativa 5+5", disse ser um defensor de "tudo o que possa ser uma gestão mais eficiente dos recursos e em beneficio das populações".

"Hoje em dia é exigível que assim se faça", sustentou.

Aguiar-Branco adiantou que neste domínio "também prosseguem" as conversações com o ministério da Administração Interna.

Atualmente, o INEM contrata o aluguer dos helicópteros para busca e salvamento a uma empresa espanhola.

Caso este processo avance, este organismo passará a utilizar nas suas missões os helicópteros Puma, que já não são utilizados pela Força Aérea.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares