Açoriano Oriental
Covid-19
Incumprimento de quarentena nos Açores denunciado ao Ministério Público

O responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores adiantou que estão a ser denunciadas ao Ministério Público situações de incumprimento da quarentena obrigatória determinada para os passageiros do exterior que aterram na região.

Incumprimento de quarentena nos Açores denunciado ao Ministério Público

Autor: Lusa/AO Online

“Tivemos conhecimento de alguns casos a quem foi determinada quarentena e que não acataram essa medida. Nesse sentido, temos esses casos identificados e iremos reportá-los ao Ministério Público, de forma a que seja aplicada a devida medida judicial”, afirmou Tiago Lopes, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores anunciou no sábado, ao início da tarde, que "todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na região" passariam a estar "obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias".

Tiago Lopes, que é também diretor regional da Saúde nos Açores, não revelou o número de situações de incumprimento, mas disse que tem vindo a aumentar.

“Esses casos têm vindo infelizmente a crescer nas últimas horas. Estamos a fazer este acompanhamento. Não posso avançar com um número em concreto, mas tanto ao nível de São Miguel, como da ilha Terceira, têm sido reportadas algumas situações”, apontou, alegando que as mesmas “têm sido devidamente encaminhadas”.

O responsável pela Autoridade de Saúde Regional deu o exemplo concreto de um caso de uma cidadã residente no Porto, que teria estado “em contacto por via de ligação familiar com três casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus” e pretendia deslocar-se aos Açores.

“Para além do combate que estamos a ter com o novo coronavírus, temos efetivamente toda a questão comportamental e a atitude dos cidadãos naquilo que diz respeito à não adoção das medidas recomendadas e das orientações fornecidas ao longo dos últimos dias para a sua contenção”, lamentou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados