Açoriano Oriental
Política
Inaugurado último troço da SCUT de S. Miguel
O projecto das SCUT (estradas sem custos para o utilizador) de S. Miguel ficou hoje concluído com a inauguração do último troço, a variante a Água d’Alto, em Vila Franca do Campo.
Inaugurado último troço da SCUT de S. Miguel

Autor: Lusa/AO online
“Este projecto dará novas possibilidades ao comércio, à indústria e à mobilidade das pessoas”, afirmou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, salientando que todas as freguesias da ilha “ficam a menos de uma hora de Ponta Delgada”.

O projecto SCUT de S. Miguel envolve três eixos, que ligam o Aeroporto de Ponta Delgada a Vila Franca do Campo (Sul), a Ribeira Seca ao Nordeste (Norte) e a Lagoa à Ribeira Grande (Sul/Norte).

No total, são cerca de oito dezenas de quilómetros de via rápida construídos no quadro daquela que é “a maior obra pública jamais realizada nos Açores”.

“Há razões de sobra para acreditarmos nos impulsos que este projecto terá na economia da ilha, na segurança e na melhoria do seu índice de desenvolvimento”, salientou José Contente.

O secretário regional criticou a oposição, especialmente o PSD/Açores, por várias polémicas relacionadas com este projecto, nomeadamente a que se refere ao custo da concessão, que o executivo estima em 487 milhões de euros e os social-democratas, citando dados do Tribunal de Contas, afirmam que ascenderá a 1.270 milhões de euros.

José Contente deixou ainda um aviso à concessionária relativamente às suas obrigações, frisando que "é tempo de resolver alguns estragos nas pastagens agrícolas e em caminhos municipais e rurais nos termos do contrato de concessão".

"Exige-se à concessionária mais proactividade e celeridade nas respostas aos cidadãos”, afirmou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados