Açoriano Oriental
Imagem do Santo Cristo é portuguesa e do século XVII

Para o bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, a imagem do Santo Cristo “é do século XVII e não do século XVI e, em princípio, é uma imagem produzida em Portugal, com alguma influência espanhola, embora só um estudo mais aprofundado da imagem nos possa dar dados mais seguros”.


Imagem do Santo Cristo é portuguesa e do século XVII

Autor: Rui Jorge Cabral

D. Carlos Azevedo falava em entrevista ao Açoriano Oriental à margem do Colóquio “O Culto ao Santo Cristo e ao Espírito Santo no Povo Açoriano”, que hoje termina no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada e onde foi orador.

O Conselho Pontifício para a Cultura é o organismo da Santa Sé que se debruça sobre o diálogo entre a Igreja e a Cultura, seja através das suas várias formas de pensamento, crente ou não crente, seja através da arte.

Por isso, a história de que a imagem do Santo Cristo teria vindo de Roma, ainda no século XVI, trazida por duas religiosas que a receberam diretamente do Papa, juntamente com a Bula que as autorizava a instalar um convento em São Miguel, é também claramente recusada por D. Carlos Azevedo. 


Ler mais na edição desta quinta-feira, 11 julho 2019, do Jornal Açoriano Oriental



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados