Açoriano Oriental
Ilha Terceira novamente afetada por cortes de energia
A Electricidade dos Açores (EDA) admitiu hoje que existiram vários cortes parciais de energia na ilha Terceira, alguns provocados pelo processo de requalificação da Central do Belo Jardim, que deverá terminar até ao início de 2014.
Ilha Terceira novamente afetada por cortes de energia

Autor: Lusa/AO Online

"Ocorreram nos últimos dias eventos distintos que provocaram o deslastre de algumas linhas de média tensão na ilha Terceira e, consequentemente, interrupções parciais de energia", adiantou a empresa num comunicado de imprensa.

De acordo com a EDA, poderão existir ainda cortes no âmbito da requalificação da Central do Belo Jardim, que só deverá estar concluída no fim deste ano ou no início do próximo.

"Embora estes três cortes de eletricidade tenham origens distintas, e tenham ocorrido de uma forma imprevista, a EDA lamenta o facto e pede a compreensão dos nossos clientes para algumas interrupções que possam ainda ocorrer no âmbito do processo de requalificação da Central do Belo Jardim", salienta a empresa.

Segundo a EDA, o primeiro corte foi a 04 de outubro, por 20 minutos, devido à "substituição de equipamentos de corrente contínua na Central do Belo Jardim, no âmbito do processo de requalificação".

Na segunda-feira e hoje, os cortes foram provocados por "deslastres de linhas derivados, respetivamente, por uma avaria no transformador de tensão na subestação de Angra do Heroísmo e por um curto-circuito de um disjuntor do Grupo 4 da Central do Belo Jardim".

Em 2012, a ilha Terceira foi afetada por vários cortes gerais de eletricidade provocados precisamente por problemas na central que está agora a ser requalificada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados