Açoriano Oriental
Ilha Terceira acolhe "Passeio da Memória"
Sete municípios do país vão acolher no fim de semana o "Passeio da Memória", uma iniciativa da Alzheimer Portugal que pretende sensibilizar para a importância de reduzir o risco de demência e de obter um diagnóstico atempado.
Ilha Terceira acolhe "Passeio da Memória"

Autor: Lusa/AO Online

 

A iniciativa, que assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer (21 de setembro), pretende também “projetar a imagem da associação” e os problemas do doente de Alzheimer e dos seus cuidadores, disse hoje à agência Lusa o presidente da associação

“Temos necessidade de ser conhecidos, não só para dizer às pessoas que existe uma associação que defende o direito de apoio aos doentes com Alzheimer e aos seus cuidadores, como também precisamos que nos apoiem em termos financeiros, com donativos, pagamento de quotas ou com eventos que podem reverter a favor da associação”, adiantou João Carneiro da Silva.

O primeiro ‘Passeio da Memória’ decorreu em 2011, em Oeiras, tendo sido alargado no ano seguinte a mais três cidades: Coimbra, Funchal, Matosinhos.

Este ano, a iniciativa foi estendida a sete localidades do país: Pombal, ilha Terceira, Oeiras, Matosinhos, Beja, Vila do Bispo e Funchal.

No sábado, o ‘Passeio da Memória’ irá decorrer em Pombal, com a partida marcada para 09:30 no Largo do Cardal, e na ilha Terceira, onde a caminhada terá início às 14h00 na Marginal da Praia da Vitória.

No domingo, o passeio terá início às 09:30 na Baía de Caxias, em Oeiras, na Praça do Titan, em Matosinhos, na Praça do Mar, no Funchal, na Praça da República, em Beja, e no Largo da Igreja da Raposeira, em Vila do Bispo.

O valor da inscrição é de dois euros que revertem para a Alzheimer Portugal, adianta a instituição.

A iniciativa tem como objetivos “informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado”.

“Estas medidas/cuidados irão permitir a prescrição de medicação que alivia os sintomas e retarda a progressão da doença”, refere a associação.

Possibilitam ainda “a intervenção não farmacológica, no sentido da promoção e manutenção das capacidades da pessoa com demência, através da ocupação e do envolvimento social e, deste modo, permitir o aumento do seu bem-estar e qualidade de vida, assim como a dos seus cuidadores”.

A Doença de Alzheimer provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia.

Os sintomas iniciais da doença incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

Estima-se que, em Portugal, mais de 90 mil pessoas sofrem desta doença que atinge, maioritariamente pessoas com mais de 65 anos.

Na Europa, todos os anos são diagnosticados 800 mil novos casos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados