III Regata Baleeira da Vila de Velas em São Jorge


 

Susete Rodrigues   Outras modalidades   19 de Ago de 2008, 11:53

Tem lugar no próximo dia 23 de Agosto a 3ª Edição da Regata Baleeira da Vila de Velas, que decorrerá na costa sul de São Jorge e irá ganhar uma nova animação.
Organizada pelo Clube Naval de Velas com o apoio de empresários dos vários sectores de actividade, a iniciativa promete animar o dia de sábado trazendo aos velenses e aos habitantes de São Jorge em geral o convívio com o mar.
De acordo com o comunicado, a III Regata Baleeira da Vila de Velas tem a sua largada prevista para as 15h00, na costa da freguesia da Urzelina, sendo a mesma aberta a todas as embarcações baleeiras.
A regata fará o trajecto marítimo Urzelina – Velas, com uma bóia de contorno obrigatório na baía do Porto de Velas, um pouco mais próximo de terra, de modo a haver maior interacção com o público.
Nesta prova está prevista a presença e o acompanhamento do evento por antigos baleeiros, sendo possível o contacto com as embarcações que estiverem no mar, bem como com as histórias e memórias dos tempos da baleação.
Para Paula Silva, presidente da direcção do Clube Naval de Velas, “este evento, pelas suas características desportivas e competitivas, tem também um objectivo de divulgação e desenvolvimento turístico numa vertente cultural, honrando desta forma os nossos baleeiros e essa arte secular que serviu de pilar à economia das nossas ilhas em tempos idos. É uma nova dinâmica organizativa que pretendemos incutir e incrementar no Clube e na comunidade. A envolvência, o empenho e o gosto pelo mar que recebemos dos nossos atletas e associados, bem como o apoio dos nossos empresários locais, dão-nos a força necessária para continuarmos a apostar neste tipo de organização, sendo estes os factores que iremos aproveitar para que esta iniciativa seja um sucesso e que beneficie tanto o Clube como a Vila de Velas e a Ilha de São Jorge”, diz o comunicado.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.