Açoriano Oriental
IAPMEI lança programa de incentivos para pequenas empresas regionais
O IAPMEI anunciou que vai lançar o programa INOVPREENDA, que se caracteriza por fazer uma abordagem integrada dos diferentes instrumentos já existentes e visa apoiar as empresas de pequena escala a nível regional.

Autor: Lusa / AO online
"O programa INOVPREENDA vai permitir, pela primeira vez, uma abordagem integrada às questões das PME, [e do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional], passando a existir uma coordenação dos diferentes instrumentos, sem que haja redundância", disse o presidente do IAPMEI, Jaime Andrez, na apresentação da "Semana das PME".

O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) vai promover a "Semana das PME", entre 2 e 8 de Dezembro, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (UE), no Porto.

O presidente do IAPMEI referiu também que o programa se destina a apoiar as empresas de base regional de todas as áreas de actividade e as pequenas empresas à roda de grandes investimentos para prestação de serviços.

Como exemplo, falou da criação de um "cluster" aeronáutico, em Évora, em que à necessidade de criar uma constelação de pequenas empresas prestadoras dos mais diversos serviços.

"Os grandes investimentos precisam normalmente de pequenas empresas que prestem serviços à roda de grandes investimentos, pois estes tendem a recorrer ao outsorcing (contratação de serviços externos)", salientou Jaime Andrez.

A "Semana das PME" é constituída por um conjunto de eventos, promovidos pelo IAPMEI e um conjunto de entidades portuguesas e estrangeiras, nomeadamente, a Comissão Europeia, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Fórum ManuFuture Portugal, e a Europe Unlimited.

"O objectivo é dinamizar um ambiente facilitador da iniciativa empresarial qualificada em toda a Europa", salientou Jaime Andrez.

Desde a viabilização do arranque de novas empresas, ou o desenvolvimento em inovação, passando pela discussão do futuro da indústria transformadora na Europa e das políticas de apoio ao empreendedorismo, a Semana visa também ser um fórum europeu de boas práticas que possam ser replicados em diversas regiões, países e sectores.

As palavras-chave da Semana vão ser "PME, Empreendedorismo, Criação de empresas, Inovação, Qualificação da Manufactura e Ambiente facilitador da iniciativa empresarial qualificada.

"A procura de um efeito multiplicador esperado é um dos objectivos dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial, European Enterprise Awards, cuja final se realizará no quadro da 'Semana das PME', refere em comunicado o IAPMEI.

Outro dos momentos da Semana é a conferência Manufuture, uma das mais importantes plataformas tecnológicas europeias, além da Empreenda'07, o Software Fórum, e a Feira do Empreendedor.

Além de terem oportunidade de contactar com potenciais financiadores e parceiros, os empreendedores poderão conhecer os instrumentos que o IAPMEI coloca à sua disposição no apoio à criação de empresas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados