Açoriano Oriental
Covid-19
Hospitais recebem orientação para remarcar consultas e exames e adiar cirurgias

Os hospitais receberam a orientação para remarcar consultas externas e exames e adiar tratamentos ou cirurgias não prioritárias, devido à pandemia da Covid-19, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

article.title

Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Autor: Lusa/AO Online

A ministra disse que a orientação foi emitida no domingo, acrescentando que nos centros de saúde se mantém o acompanhamento de doentes crónicos, a vacinação e consultas de vigilância de gravidez.

Para os centros de saúde passam a ser encaminhados os utentes das urgências hospitalares menos urgentes, isto é, com pulseira verde ou azul, adiantou Marta Temido, que falava na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, em Lisboa, para fazer o balanço da evolução epidemiológica da Covid-19.

A titular da pasta da Saúde referiu que foi dada igualmente orientação para que os atos médicos nos centros de saúde sejam feitos no "horário determinado", para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera, e se recorra à teleconsulta.

A ministra afastou hoje a possibilidade de concentrar o tratamento de doentes com Covid-19 num só hospital, afirmando que a aposta está na "separação de fluxos e circuitos" de pessoas nos hospitais e no tratamento em regime ambulatório.

No sábado, a ministra anunciou que a partir desta semana ia ser generalizado o cancelamento da assistência programada nos hospitais para permitir que atos médicos que não eram urgentes fossem adiados, concentrando a resposta no atendimento relacionado com a Covid-19.

Na altura, Marta Temido sublinhou que os atos que são urgentes, graves ou críticos seriam garantidos, tal como algum tipo de assistência a crianças e grávidas.

Antes de ser hoje conhecida a orientação da tutela, alguns hospitais cancelaram, por sua iniciativa, consultas externas e cirurgias, como foram os casos dos hospitais de S. João, no Porto, e de Coimbra, unidades de referência para despistar e tratar doentes com Covid-19.

Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.