Holanda anuncia Governo de coligação 208 dias depois das eleições

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou que foi alcançado um acordo para um governo de coligação entre quatro partidos, com o apoio de 76 deputados dos 150 que compõem o parlamento.



O acordo foi alcançado 208 dias depois das legislativas de 15 de março, o período mais longo de negociações na Holanda desde a II Guerra Mundial.

A coligação é formada pelo Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, direita) de Mark Rutte, pelo D66 (liberal), pelo CDA (democratas-cristãos) e pela União Cristã (conservadora).

Os líderes dos quatro partidos concluíram o acordo hoje de manhã.

"Vamos todos falar com os nossos grupos políticos, mas penso que há um bom acordo para formar governo", disse Rutte à imprensa.

O acordo final deve ser oficialmente anunciado na terça-feira.

As legislativas de 15 de março conduziram a um parlamento muito fragmentado, com 13 partidos representados.

O VVD venceu, embora perdendo deputados, mas o seu parceiro de coligação de então, o PVdA (trabalhista), sofreu uma pesada derrota.

O Partido da Liberdade (PVV, extrema-direita) de Geert Wilders ficou em segundo lugar, com 20 deputados, seguido dos democratas-cristãos da CDA e dos liberais do D66, ambos com 19.

Os 208 dias de negociações são um recorde na Holanda, onde a média do tempo necessário para formar uma coligação é de 72 dias. O anterior recorde, de 207 dias, registou-se em 1977.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024