Grupo mundial do Golfo Pérsico em vias de instalar fábrica em Portugal

O vice-primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira que "há uma forte possibilidade" de um grupo mundial do Golfo Pérsico instalar uma fábrica de rações animais em Portugal e que o país vai exportar para os Emirados Árabes Unidos carne de vaca e de aves.


 

"Acho que estamos a conseguir fechar bem esse dossier que é para 2014", disse Paulo Portas, no final da assinatura de um contrato entre uma empresa portuguesa para a exportação de azeite ‘premium' para oito países do Golfo, com um valor potencial de cinco milhões de euros, no âmbito da missão empresarial ao Qatar e aos Emirados Árabes Unidos que termina na sexta-feira.

O vice-primeiro-ministro frisou que "há uma forte possibilidade" de "um grande grupo mundial" sediado no Golfo Pérsico, sem dizer qual, de instalar "uma fábrica de rações animais".

"Tinham [grupo mundial] de escolher um país para investir e a Aicep "apresentou uma proposta competitiva e suponho que Portugal está muito bem colocado", disse.

O governante explicou que esse grupo comprará aos agricultores portugueses, transformará os seus produtos que exportarão a partir de Portugal.

Sobre o local para a instalação da fábrica, o investimento e a criação de emprego, Paulo Portas foi cauteloso: "Vamos com cuidado, demos um passo bastante grande para que o investimento seja feito em Portugal e não noutro país".

Paulo Portas avançou ainda que Portugal negociou com o Governo dos Emirados Árabes Unidos a abertura de dois novos mercados para as exportadoras portuguesas.

"Vamos poder exportar para os Emirados Árabes Unidos carne de vaca e carne de aves e entregámos pedidos para poder fazer o mesmo para leite e laticínios", disse, destacando o papel do ministério da Agricultura nas negociações.

 

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024