Açoriano Oriental
Trabalho
Greve dos técnicos de manutenção da SATA pode atrasar voos
Os técnicos de manutenção de aeronaves da SATA iniciaram esta quarta-feira uma greve de duas horas por turno que deverá ter consequências na operação da transportadora aérea, apesar da reorganização adoptada pela empresa para minimizar os efeitos da paralisação.
Greve dos técnicos de manutenção da SATA pode atrasar voos

Autor: Lusa / AO online
A greve de duas horas por turno esta quarta-feira iniciada pelos técnicos de manutenção de aeronaves junta-se a outra greve iniciada há dois meses, que abrange as horas extraordinárias.

Esta greve foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) para forçar a SATA a proceder à reformulação das carreiras no sector.

Em causa, segundo o sindicato, estão 45 trabalhadores que operam principalmente nos aeroportos das Lajes (Terceira) e Ponta Delgada (S. Miguel) e que viram aumentadas nos últimos anos as suas competências profissionais, sem contrapartidas nas respectivas carreiras.

Para "tentar minimizar" os efeitos da greve, a SATA procedeu a uma reorganização do serviço, mas um porta-voz da empresa admitiu à Lusa que a paralisação deverá ter consequências na operação aérea.

No mesmo sentido, o presidente do SITEMA, Óscar Antunes, admitiu que a paralisação poderá implicar atrasos nos voos da SATA, que tem o monopólio das ligações entre as ilhas açorianas e partilha com a TAP os voos entre o arquipélago e o continente.

Óscar Antunes salientou que o processo negocial para a revisão das carreiras tem vindo a "arrastar-se" desde 2002, encontrando-se actualmente numa "situação de impasse".

O presidente do SITEMA admitiu, porém, a possibilidade de um entendimento na reunião de conciliação agendada para quinta-feira em Ponta Delgada, com mediação do governo açoriano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados