Açoriano Oriental
Operação 100% Cool
Grande maioria de condutores jovens detetados sem taxa de alcoolemia
Quase 80 por cento dos mais de 1.300 jovens condutores fiscalizados desde junho nas ações 100%Cool não apresentavam qualquer taxa de alcoolemia, segundo dados da operação Verão Seguro, realizada em todo o país.

Autor: Lusa/AO Online

A PSP e a GNR realizaram desde meados de junho deste ano 40 operações 100%Cool, promovidas pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), com o objetivo de sensibilizar os jovens para o consumo moderado de álcool.

O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, vai acompanhar na noite de hoje uma ação 100%Cool, em Portimão.

Nas ações já realizadas em todo o país, incluindo regiões autónomas, foram fiscalizados 1.323 condutores entre os 18 e os 30 anos, dos quais a grande maioria – 1.031 (77,9%) – conduzia com 0,00 gramas de álcool por litro de sangue (g/l).

Apenas 11 condutores apresentavam uma taxa de alcoolemia entre os 0,80 e os 1,19 g/l, correspondendo a uma contraordenação muito grave. Dos jovens que foram sujeitos à fiscalização, 15 tinham uma taxa entre os 0,50 e os 0,79 g/l (contraordenação grave).

A conduzir com uma taxa entre os 0,01 e os 0,49 g/l (sem contraordenação) foram identificados 266 jovens.

Nas ações de sensibilização, os condutores detetados sem álcool recebem um prémio, que podem depois trocar por senhas de 20 euros em combustível ou ofertas dos parceiros da campanha, entre os quais o Automóvel Clube de Portugal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados