Governo subscreve Carta de Regiões Europeias utilizadoras de tecnologias espaciais


 

Lusa/Ao online   Nacional   18 de Dez de 2007, 05:24

Os Açores são a única Região portuguesa que vai assinar terça-feira, na cidade francesa de Toulouse, uma Carta que vai permitir a Regiões de 11 países da Europa constituírem uma rede de utilizadores de tecnologias espaciais.
Na terça-feira, o secretário Habitação e Equipamentos do Governo dos Açores, José Contente, vai subscrever a Carta sobre a Criação e Aplicação da Rede das Regiões Europeias Utilizadoras das Tecnologias Espaciais - NEREUS.

    Em declarações à agência Lusa, o governante açoriano adiantou que os Açores serão, assim, "fundadores" desta rede de Regiões Europeias que já se comprometeram a criar uma associação de utilizadores de tecnologias espaciais.

    Esta Carta será o "primeiro passo" para a formalização da associação NEREUS, explicou José Contente, para quem a participação açoriana neste projecto prova o empenho do Arquipélago em criar um "cluster" ligado a este tipo de tecnologia.

    Esta rede vai operar ao nível político,não só através de contactos entre as Regiões, as instituições europeias e a Agência Espacial Europeia (ESA) mas também ao nível operacional, com a troca de experiência e de investigação entre os territórios que a integram, explicou José Contente.

   

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.