Açoriano Oriental
Governo quer reforçar parcerias com Igreja no combate à pobreza

O presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, recebeu em audiência o novo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, manifestando a vontade do Governo em reforçar parcerias com a Igreja no combate à pobreza e exclusão social


Autor: Rui Jorge Cabral

O Governo Regional quer reforçar a parceria que já existe com a Igreja Católica nos Açores em projetos de combate à pobreza e à exclusão social, seja de forma direta, através do trabalho no terreno das instituições paroquiais, seja indiretamente, através das IPSS e das Santas Casas da Misericórdia nos Açores.

O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas após receber no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, o novo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues,  cuja entrada solene na diocese aconteceu no passado dia 15 de janeiro.

“Sim, pode ser reforçado” o trabalho que “já fazemos, num compromisso de parceria e de sinergias com os meios e os recursos que cada um tem” seja através dos Centros Paroquiais, seja através das IPSS ou através das Santas Casas da Misericórdia, em “contratos-programa com financiamento público”, afirmou José Manuel  Bolieiro.

Manifestando o reconhecimento da importância que a Igreja Católica tem na cultura e na identidade açoriana, no arquipélago e na diáspora, José Manuel Bolieiro afirmou que “precisamos todos de colaborar, em parceria, pelo processo de inclusão com sucesso e da realização da pessoa”, algo que se consegue através da educação, mas também “na afirmação de uma cidadania participativa” e na “solidariedade intergeracional” para com as crianças e os  idosos, “nestas extremidades onde a fragilidade social é mais patente e precisa de quem cuide”.

Dirigindo-se diretamente ao novo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, José Manuel Bolieiro destacou a situação da Diocese de Angra, após mais de um ano em sede vacante, ter agora “um bispo, um líder, um pensamento e uma estratégia”.

Por seu lado, o bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, afirmou a intenção “de me colocar no caminho que a Região está a percorrer”, ou seja, de afirmar a disponibilidade da Diocese de Angra em colaborar com o Governo Regional em matérias que sejam da vocação da Igreja, como é o caso da combate à pobreza e da formação para a inclusão.

“A Igreja estará sempre disponível para ajudar a concretizar o desenvolvimento integral da Região, para o bem das pessoas e das comunidades”, afirmou D. Armando Esteves Domingues, após a audiência com José Manuel Bolieiro.

Relativamente ao combate à pobreza, o bispo de Angra manifestou a sua vontade de “ver envolvida a estrutura da Igreja nas nove ilhas” neste combate, porque “os números preocupam-me, mas sobretudo preocupam-me as pessoas”.

Em declarações aos jornalistas, D. Armando Esteves Domingues  revelou também que “não venho fazer milagres, eu sou o milagre”.

Explicando a sua afirmação, o bispo de Angra disse que uma instituição por si só “não pode mudar o mundo, mas pode-se mudar a ela própria e, com isso, mudar também o mundo”. 

D. Armando Esteves Domingues salientou também a preocupação que a Igreja tem com a formação das pessoas, desde o batismo até à morte. E utilizando uma comparação, afirmou que “eu gosto pouco de festejar o golo, gosto sim de festejar a jogada que dá golo”. Com isto, D. Armando Esteves Domingues queria dizer, por exemplo, que na catequese, mais do que as festas, o que o novo bispo de Angra mais aprecia é “a evangelização contínua” que se faz no dia-a-dia.
Na formação que a Igreja promove, é também essencial para D. Armando Esteves Domingues sensibilizar para o papel que cada um pode desempenhar “sem estar à espera que o bispo diga ou o presidente da Câmara ou do Governo digam”, porque “ninguém muda se não entender com a cabeça e com coração” e a “Igreja pode dar muito contributo neste campo”, concluiu.


“Fazer nem que seja uma pessoa feliz” é  uma máxima do bispo de Angra

“Fazer nem que seja uma pessoa feliz”, é uma máxima de vida do novo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, porque “não podemos fazer tudo de uma vez, mas se com aquilo que eu fizer beneficiar uma pessoa, já valerá a pena fazê-lo”.

D. Armando Esteves Domingues está nesta semana em São Miguel, na sua primeira visita à mais populosa ilha açoriana desde que entrou na diocese. Quando questionado sobre o risco de pobreza nos Açores, que segundo o INE atinge cerca de 25% da população, D. Armando  Esteves Domingues lamentou que se “veja as estatísticas sempre pelo negativo”, afirmando que gostaria de pensar também que 75% da população não está em risco de pobreza e que se no próximo ano for 76% “já será uma vitória”.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados