Governo garante acesso ao Poço da Ribeira do Ferreiro

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática assegura que o acesso e a fruição do Poço da Ribeira do Ferreiro, na ilha das Flores, não estão em risco, reforçando que continuará a acompanhar a situação



A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC) assegurou que o acesso e a fruição do Poço da Ribeira do Ferreiro, na ilha das Flores, não estão em risco.

Em nota enviada às redações,  a SRAAC esclarece que tem acompanhado a situação, desde o início, “com proximidade”, tendo desenvolvido contactos com os proprietários dos terrenos que abrangem a área de visitação, acrescentando que “no âmbito dos contactos estabelecidos, foi demonstrada uma postura colaborativa, com garantias, por parte dos proprietários, de que, ao contrário do que tem sido divulgado, não existe qualquer intenção de restringir o normal acesso ou limitar a fruição do Poço da Ribeira do Ferreiro”.

Conforme o comunicado, até ao momento, não foram identificadas quaisquer ações de desmatamento intensivo ou intervenção que tenham resultado numa alteração paisagística do local.

No entanto, “no sentido de dissipar as preocupações que têm sido demonstradas pela população e pelos visitantes”, o Governo Regional pretende proceder à delimitação da zona de visitação, “de forma minimalista e com recurso a materiais endógenos”, garantindo “condições adequadas de gestão e fruição daquele espaço, pretensão para a qual os proprietários já demonstraram disponibilidade”.

Na nota de imprensa, a Secretaria do Ambiente reafirma que caso a situação se altere ou se verifiquem quaisquer constrangimentos à normal visitação do local, a Região tem ao seu dispor mecanismos legais para acautelar o interesse público e garantir o livre acesso e a fruição deste local.

O Governo Regional dos Açores elucida, ainda, que “continuará a acompanhar, atentamente, esta situação, apelando à tranquilidade dos florentinos e dos visitantes do Poço da Ribeira do Ferreiro, reafirmando o entendimento de que não será admitida qualquer limitação ou interdição no acesso e fruição deste espaço icónico”, prosseguindo que “continuarão a ser desenvolvidos os esforços necessários com vista à criação de condições adequadas para a sua preservação e visitação”.

PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno