Autor: Lusa/AO Online
O estatuto determina que o executivo regional visite cada uma das ilhas da região pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo reúna na ilha visitada. Estas são as últimas visitas estatutárias às Flores e ao Corvo na atual legislatura.
Do programa consta a apresentação de projetos, visitas a obras e instituições, além de reuniões com diferentes entidades, incluindo os conselhos de ilha, estando, também previsto, como é habitual, que os membros do executivo recebam a população.
Os conselhos de ilha são um organismo consultivo que integra autarcas e representantes dos sindicatos e associações empresariais, além de outras entidades ligadas ao ambiente, pescas ou agricultura.
Na terça-feira, nas Flores, o ponto mais ocidental do continente europeu, o chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, preside à apresentação do projeto para requalificar a área envolvente ao aeródromo e da Campanha Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, assim como à assinatura de um protocolo com os bombeiros de Santa Cruz das Flores para remodelar e ampliar o quartel.
Nesta ilha, onde o executivo regional tem encontro com o Conselho de Ilha e reúne-se em Conselho de Governo, Vasco Cordeiro tem ainda previstas reuniões com pescadores e agricultores e respetivas associações representativas.
Na quarta-feira, às 18:00 (mais uma hora em Lisboa), os membros do Governo recebem a população na escola básica 1,2 de Lajes das Flores.
No dia seguinte, o executivo açoriano chega ao Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago, com cerca de 400 habitantes, onde o presidente do Governo Regional vai estar no lançamento da primeira pedra da requalificação do serviço de apoio domiciliário da Misericórdia local.
No Corvo, Vasco Cordeiro reúne-se, também, com agricultores e pescadores e respetivas associações, e vai estar presente num lanche saudável para os 23 diabéticos que residem na ilha.
Pelas 17:00, o Governo Regional recebe a população, na escola básica e secundária Mouzinho da Silveira, reunindo-se, depois, o Governo Regional com o Conselho de Ilha e, mais tarde, o Conselho de Governo.
Na sexta-feira, último dia da visita estatutária, o presidente do Governo dos Açores desloca-se à obra de selagem do aterro e aos trabalhos de instalação da estação meteorológica da Fonte do Trevo, encerrando a visita com a divulgação do comunicado do Conselho de Governo.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”