Açoriano Oriental
Governo dos Açores vai requalificar marco geodésico da montanha do Pico

O Governo dos Açores vai avançar com um projeto de requalificação do marco geodésico da montanha do Pico, para reforçar as condições de segurança no acesso ao ponto mais alto do país, anunciou hoje o executivo regional.

Governo dos Açores vai requalificar marco geodésico da montanha do Pico

Autor: Lusa /AO Online

Citado numa nota de imprensa, o secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, refere que o projeto tem por objetivo “reforçar as condições de segurança e promover um melhoramento paisagístico do local, dignificando assim o ponto mais alto de Portugal”.

“Tratar-se de uma intervenção minimalista, atendendo a que zona se insere em reserva natural e que a intervenção deve obedecer a um conjunto de critérios geodésicos específicos e rigorosos, para além de ficar sujeita a condições atmosféricas extremas”, acrescenta o secretário regional, que presidiu hoje, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, a uma reunião extraordinária do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS).

Ainda de acordo com a nota do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), na reunião foi também apresentada aos conselheiros a proposta do Plano de Ação do Paleoparque de Santa Maria, já publicado em agosto e que é “reconhecido pela Associação Internacional de Paleontologia”.

Segundo Alonso Miguel, a secretaria regional irá colocar em consulta pública um plano de ação “com o objetivo de implementar medidas para a conservação, monitorização e valorização das jazidas fósseis da ilha de Santa Maria, que representam um património natural único, com um orçamento de cerca de 335 mil euros a executar no período compreendido entre 2023 e 2026”.

O CRADS é um “órgão consultivo do departamento da administração regional autónoma competente em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável”, que reúne duas vezes por ano, tendo decorrido a primeira reunião a 23 de março e prevendo-se uma segunda reunião no final de 2023, para apreciação das antepropostas de Plano e Orçamento dos Açores para 2024”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados