Açoriano Oriental
Governo dos Açores vai investir na Estação Costeira da região

A Estação Costeira dos Açores vai ser transferida para a Escola do Mar do arquipélago e ser alvo de um investimento do Governo Regional para reforçar a sua cobertura, anunciou a Secretaria Regional do Mar e das Pescas.

Governo dos Açores vai investir na Estação Costeira da região

Autor: Lusa/AO Online

Citado em nota de imprensa, o secretário regional com estas tutelas, Manuel São João, anunciou a mudança da Estação Costeira para a Escola do Mar dos Açores no sentido de “reforçar e melhorar este serviço, que detém grande importância para os marítimos”.

Criada em 2003, a Estação Costeira apoia o setor da pesca e a náutica de recreio e comercial, através da informação e avisos meteorológicos, avisos de fecho e de aberturas de períodos autorizados de pesca ou informação sobre os preços do pescado das lotas dos Açores.

Funciona em colaboração com a Autoridade Marítima, o Centro de Busca e Salvamento de Ponta Delgada, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar, a Força Aérea Portuguesa e o Serviço Regional Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Manuel São João disse que, “no imediato, este serviço terá melhor interligação dos circuitos de comunicações Mar-Mar e Terra-Mar, será renovado todo o ‘hardware’ informático e reforçada a cobertura de rádio de longo alcance MF/HF até cerca de 400 milhas”.

“Está prevista a modernização completa de toda a rede de retransmissores e antenas de várias ilhas, bem como a atualização dos sistemas da estação de controlo, o aumento da cobertura em zonas que atualmente tem limitações, nomeadamente a instalação de nova estação VHF na ilha Terceira e no Corvo, a instalação de MF/HF na ilha do Faial e a preparação de novos sistemas de comunicação digitais para envio e receção de email e informação meteorológica automatizada”, afirmou o responsável político.

O titular da pasta do Mar referiu que “serão alocados mais recursos humanos a este serviço, de modo a salvaguardar e assegurar a sua execução, sendo que atualmente tem apenas um operador que exerce funções de forma interrupta”.

Para Manuel São João, “impõem-se alterações em termos estruturais, numa parceria com a Escola do Mar”, que “contribuirão também na divulgação da ação formativa desta escola e no apoio a projetos de investigação que envolvam esta vertente”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados