Açoriano Oriental
PAN/Açores critica processo de transferência da estação costeira para a Escola do Mar

O deputado único do PAN/Açores, Pedro Neves, acusou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de ter decidido, “unilateralmente e de forma abrupta”, transferir a estação costeira da região para a tutela da Escola do Mar.

PAN/Açores critica processo de transferência da estação costeira para a Escola do Mar

Autor: Lusa/AO Online

“Quando se tem registado um aumento do tráfego marítimo, tanto de navios de cruzeiro como de navios de recreio, com consequente aumento dos pedidos de ajuda e de sinistralidade marítima, não se encontra qualquer justificação lógica para esta conduta do Governo, sobretudo pelos moldes em que a executa”, afirmou o deputado do PAN, citado em comunicado de imprensa.

O secretário regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou que a Estação Costeira dos Açores será transferida para a Escola do Mar.

O governante disse que haverá uma melhor interligação dos circuitos de comunicações Mar-Mar e Terra-Mar, uma renovação do ‘hardware’ informático e um reforço da cobertura de rádio de longo alcance.

Garantiu ainda que “serão alocados mais recursos humanos a este serviço”, que tinha “apenas um operador” a exercer funções “de forma interrupta”.

Pedro Neves disse que se reuniu, com urgência, com a direção da cooperativa Porto de Abrigo, que assegurava, desde 2003, o funcionamento da estação costeira, através de um protocolo com o executivo açoriano, e manifestou-se “indignado” e “apreensivo” com a “transição repentina”.

Segundo o deputado do PAN, “o Governo Regional decidiu, unilateralmente e de forma abrupta, transferir a estação costeira para a tutela da Escola do Mar dos Açores”.

O parlamentar criticou a “inexistência de justificação sobre a alteração do domínio das competências” e a “manifesta ausência de planeamento e intercomunicação entre as duas entidades, na passagem das funções”.

Manifestou ainda preocupação com “as repercussões que esta decisão do Governo Regional terá”, alegando que a Escola do Mar dos Açores está marcada pela “instabilidade e fragilidade do seu conselho de administração”.

“Queremos, sobretudo, que se mantenha a força de continuidade de trabalho e procedimentos, até agora levados a cabo pela Estação Costeira Porto de Abrigo, de forma a garantir a segurança dos homens do mar”, sublinhou.

Criada em 2003, a estação costeira dos Açores apoia o setor da pesca e a náutica de recreio e comercial, através da informação e avisos meteorológicos, avisos de fecho e de aberturas de períodos autorizados de pesca ou informação sobre os preços do pescado das lotas dos Açores.

Funciona em colaboração com a Autoridade Marítima, o Centro de Busca e Salvamento de Ponta Delgada, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar, a Força Aérea Portuguesa e o Serviço Regional Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados