Açoriano Oriental
Governo dos Açores quer igualdade de oportunidades para todos os jovens

O secretário regional da Juventude, Qualificação e Emprego, Duarte Freitas, defendeu que os jovens açorianos têm de ter igualdade de oportunidades, independentemente o local de nascença ou residência.

Governo dos Açores quer igualdade de oportunidades para todos os jovens

Autor: Lusa/AO Online

“Um jovem de Santo Antão, do Topo ou da Fajãzinha das Flores ou da Algarvia ou da Calheta Nesquim tem os mesmos direitos de jovem de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo ou da Horta. Porque a não ser assim, a autonomia começa a perder-se, porque a autonomia significa um poder próximo”, declarou Duarte Freitas.

O governante com a tutela da Juventude falava na Assembleia Regional, na cidade da Horta, no Faial, na comissão de Assuntos Sociais, no âmbito do Plano e Orçamento da região para 2021.

Segundo disse, o atual executivo, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, tem como “projeto descentralizar aquilo que são os meios que o governo tem de chegar às pessoas”.

“Uma preocupação permanente será a capacitação dos jovens em competência de educação não formal, que facilitem de uma forma integrada a realização pessoal e, por outro lado, a integração na vida ativa”, acrescentou.

Duarte Freitas assinalou que o Governo Regional prevê um investimento de 280 mil euros no âmbito da “cidadania e formação”, onde se inclui a realização da iniciativa do parlamento dos jovens.

No âmbito das políticas de juventude, serão alocados cerca de 250 mil euros à mobilidade, tendo o secretário regional destacado a criação de um programa para promover a deslocação interilhas.

O deputado do Chega José Pacheco alertou para a existência de várias associações de juventude, que recebem apoios públicos, mas que são compostas maioritariamente por “gente que de jovem não tem nada”.

Em resposta, Duarte Freitas reconheceu que é necessário “atualizar” o registo das associações de juventude, procedendo à fiscalização da atividade das mesmas.

Também Flávio Soares do PSD, realçou a existência de associações de juventude que recebem apoios públicos sem se “obter resultado prático” da obtenção desses apoios.

Pelo PS, o parlamentar Vílson Ponte Gomes defendeu a necessidade de reforçar os apoios às associações de juventude devido à pandemia da Covid-19.

Durante esta semana decorrem, na cidade da Horta, as audições aos membros do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM (e apoio parlamentar do Chega e Iniciativa Liberal) no âmbito do Plano e Orçamento da região para 2021.

A proposta de Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros, dos quais 165,7 milhões destinados ao transporte aéreo e à reestruturação da SATA.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados