Açoriano Oriental
Governo dos Açores quer acabar com a “indefinição” na estratégia para o espaço

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse querer “ganhar tempo ao tempo perdido” para acabar com a “indefinição” na estratégia para o espaço e com o adiamento da instalação de estruturas espaciais na região.

Governo dos Açores quer acabar com a “indefinição” na estratégia para o espaço

Autor: Lusa/AO Online

“Vamos agora ganhar tempo ao tempo perdido no passado com algumas indefinições quanto à incerteza da definição estratégica [para o espaço]”, declarou o líder do executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Bolieiro falava no Palácio de Sant’Ana, sede da presidência do Governo Regional, em Ponta Delgada, após uma audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

“Tudo o que foi atraso e indefinição, sobretudo na importância de uma definição estratégica de internacionalização desta questão, foi o que estivemos aqui a limar”, acrescentou Bolieiro, referindo-se à reunião com Manuel Heitor e à estratégia espacial.

O chefe do executivo açoriano destacou que pretende o “mais depressa possível” concretizar os projetos espaciais previstos para a região, mostrando “total disponibilidade” para colaborar com o Governo da República.

“A nossa meta é rapidamente tornar presente o inadiável e estratégico o que não pode ser apenas fechado sobre uma ilha ou sobre a região, mas sobretudo de universalização e internacionalização destes projetos [espaciais]”, destacou.

José Manuel Bolieiro assinalou ainda o “conjunto de iniciativas” relacionadas com o espaço, que serão organizadas durante a presidência portuguesa da União Europeia e que vão levar “eventos marcantes” aos Açores em 2021.

Na ocasião, o social-democrata frisou que o Governo Regional já assumiu o “compromisso de financiamento” à Universidade dos Açores para “minimizar a tripolaridade” da academia açoriana, referindo-se à proposta do Plano e Orçamento da região para 2021, que já foi entregue no parlamento regional.

O Governo da República aprovou em março de 2019 a criação da agência espacial portuguesa Portugal Space, com sede na ilha de Santa Maria.

Inicialmente estava previsto que o contrato para a instalação e funcionamento do porto espacial de Santa Maria fosse assinado em junho de 2019, para que os primeiros lançamentos de pequenos satélites ocorressem no verão de 2021.

Em janeiro de 2021, foi anunciado pelo Governo açoriano que o concurso para a construção, operação e exploração de um porto espacial na ilha de Santa Maria, que permitirá o lançamento de microssatélites, recebera duas propostas.

Em outubro de 2020, em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho de Ilha de Santa Maria, Daniel Gonçalves, criticou o adiamento da instalação do Porto Espacial de Santa Maria, “uma intenção do Governo Regional”, e que, “pelo calendário apresentado", nessa altura já deveria ter sido lançado, mas “nada ainda se viu”.

José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do Governo dos Açores em novembro de 2020, terminando com o ciclo de governação do PS, partido que liderava o executivo açoriano desde 1996. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados