Governo dos Açores prepara nova regulamentação na primeira venda de pescado

O Governo Regional dos Açores quer implementar, ainda este ano, uma nova regulamentação na primeira venda de pescado, possibilitando aos pescadores venderem diretamente algum do peixe capturado a restaurantes locais, num limite diário de 50 euros.


 

“Dentro de certos limites será legal a um pescador vender diretamente algum do seu pescado (…) para restaurantes numa comunidade local onde esteja inserido”, afirmou o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu aos jornalistas, explicando que haverá um posto de recolha do peixe para se efetuar a transação, com todas as condições de higiene e segurança alimentar.

O governante açoriano falava à margem de uma audição na comissão parlamentar de Economia, em Ponta Delgada, no âmbito do projeto de resolução do PSD, subscrito pelos restantes partidos da oposição, que visa garantir a sustentabilidade e os rendimentos da pesca no arquipélago.

Fausto Brito e Abreu adiantou que o Governo Regional tem estado a trabalhar na proposta de decreto legislativo regional para regulamentar a primeira venda de pescado no arquipélago, acrescentando que a mesma já foi apresentada aos agentes do setor na última reunião do Conselho Regional das Pescas e “recebeu pareceres favoráveis”.

Segundo o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, o decreto dará entrada no parlamento “o mais breve possível”, prevendo que o mesmo possa entrar em vigor “ainda nesta legislatura”, que termina em 2016.

Entre as inovações da nova regulamentação, Fausto Brito e Abreu destacou a possibilidade de o pescador receber diretamente do comprador o rendimento completo, eliminando intermediários, sendo que depois cabe ao pescador apresentar um documento comprovativo da transação à lota.

“Esta é uma inovação que, para pequenas embarcações de pesca, pode fazer muita diferença e aumentar o rendimento desses pescadores”, afirmou o governante, alegando que já há países europeus, como a Alemanha, em que os pescadores fotografam o peixe acabado de pescar e através das redes sociais conseguem vendê-lo.

Nos Açores estão referenciadas 600 embarcações de pesca profissional e 3.000 pescadores.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares