Açoriano Oriental
Martinica
Açores participam na Conferência Ministerial dedicada às RUP

Os Açores marcam presença, entre terça-feira e quinta-feira, 17 e 19 deste mês, na Conferência Ministerial organizada pela Presidência francesa da União Europeia que decorrerá em Martinica.

Açores participam na Conferência Ministerial dedicada às RUP

Autor: AO Online

De acordo com nota do executivo regional, esta conferência, que será dedicada às Regiões Ultraperiféricas (RUP), contará com a presença da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e reunirá representantes dos Estados-membros, Portugal, Espanha e França, das nove RUP e do Parlamento Europeu.

"Uma ocasião para a Comissão Europeia apresentar a sua nova estratégia renovada para as RUP, bem como para essas regiões e os seus Estados-membros debaterem com a Comissão a sua apreciação relativamente à nova estratégia, adotada no passado dia 3 de maio", diz a mesma nota.

A participação da região nesta conferência, organizada pelo gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, será chefiada pelo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

O diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral, que integra a comitiva regional, participará também, para além dos trabalhos da conferência, no Comité de Acompanhamento das RUP, órgão de apoio técnico da CPRUP (Conferência dos Presidentes das RUP).

Os trabalhos da Conferência Ministerial iniciam-se na terça-feira, 17 de maio, com uma reunião da CPRUP, atualmente presidida pela região da Martinica, onde os políticos destas regiões irão debater as suas perspetivas no que concerne à recente estratégia renovada de Bruxelas para estes territórios.

O primeiro dia da Conferência contará ainda com uma sessão que reunirá as nove RUP e os seus Estados-membros, e onde o governo açoriano fará uma intervenção sobre as áreas de particular interesse para a região à luz da nova estratégia.

Na quarta-feira, 18 de maio, na sessão plenária, que contará com a presença da Comissária para a Coesão e Reformas, para além das intervenções das nove RUP, intervirão também representantes da Comissão e do Parlamento Europeu e dos três Estados-membros das RUP - França, Espanha e Portugal.

Ainda neste dia, a comitiva açoriana reúne com a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

O último dia da Cimeira, quinta-feira, dia 19 de maio, será essencialmente dedicado a sessões temáticas.

A região intervirá na Sessão temática relativa à Agricultura, abordando o tema da Transição Agroecológica nas RUP, bem como na sessão temática relativa à transição ecológica, onde fará uma intervenção alusiva à luta contra os efeitos das catástrofes naturais nas RUP.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados