Açoriano Oriental
Governo dos Açores não vai olhar a “cores partidárias” nos municípios da região

O presidente do Governo dos Açores, o social-democrata José Manuel Bolieiro, afirmou que o executivo regional não vai olhar a “cores partidárias” nem vai querer estar de “costas voltadas” para os municípios da região.

Governo dos Açores não vai olhar a “cores partidárias” nos municípios da região

Autor: Lusa/AO Online

“Nós não queremos estar de costas voltadas na defesa dos interesses de cada município e de cada ilha”, começou por dizer o líder regional.

E acrescentou: “Ficou assegurado, desde a primeira hora, que este governo não cuidará das cores partidárias existentes no poder local, mas sim do povo. O povo é a nossa grande prioridade”.

Bolieiro falava aos jornalistas após uma reunião com o executivo camarário de Vila do Porto, em Santa Maria, liderado pela socialista Bárbara Chaves desde as eleições autárquicas de setembro.

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) está a realizar uma visita estatutária a Santa Maria, a primeira da legislatura àquela ilha.

Nas últimas visitas estatutárias, a Câmara Municipal de Vila de Porto, que foi liderada pelo social-democrata Carlos Rodrigues, não se reuniu com o Governo Regional, então presidido pelo socialista Vasco Cordeiro.

“É de facto um momento histórico. Este governo faz a primeira visita estatutária à ilha de Santa Maria e valoriza o poder local. Esteve nos paços do conselho a reunir com o executivo a tempo inteiro”, disse Bolieiro.

O presidente do governo açoriano disse que a reunião com o executivo de Vila de Porto serviu para encontrar “verdadeiras plataformas de entendimento”.

“Ficaram identificadas prioridades significativas, como a resolução de problemas muito antigos, como a habitação, os bairros do aeroporto e preocupações relativamente à gestão de água, tanto para abastecimento, consumo humano e abastecimento à agricultura”, afirmou.

Após a reunião, em declarações à comunicação social, a presidente do município, Bárbara Chaves, apelou à participação do governo na gestão das águas da ilha.

A socialista alertou ainda para a “necessidade de reabilitação” das habitações do bairro do aeroporto: “Nós reiterámos a nossa disponibilidade para também trabalhar com o governo para que essas casas sejam efetivamente recuperadas”, afirmou.

Em agosto de 2017, o Governo dos Açores, então liderado pelo PS, anunciou a classificação como de interesse público do lugar do aeroporto de Santa Maria, zona envolvente à infraestrutura aeroportuária, determinando um conjunto de regras para salvaguardar a identidade cultural da área.

Em março de 2020, o executivo dos Açores na altura anunciou a recuperação de oito habitações devolutas nos bairros do aeroporto de Santa Maria.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados