Açoriano Oriental
Governo dos Açores lança concurso público para nova escola em Rabo de Peixe

O Governo dos Açores aprovou o lançamento do concurso público para a nova Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, num investimento base de cerca de 12 milhões de euros.

Governo dos Açores lança concurso público para nova escola em Rabo de Peixe

Autor: Lusa/AO Online

"O Governo dos Açores prossegue, assim, o caminho de investimento público num sector estratégico para o futuro da região como é a Educação, apostando na contínua modernização e requalificação do parque escolar, criando condições para a prática de um ensino adaptado aos conteúdos programáticos, às didáticas e às novas tecnologias de informação e comunicação", diz informação divulgada pelo executivo.

A novidade foi apresentada pelo secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, que leu hoje o comunicado do Conselho de Governo realizado na noite de terça-feira na ilha das Flores.

Além do lançamento da escola em Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, o executivo anunciou um concurso público para a empreitada do Museu Carlos Machado - Núcleo de Santo André – Reservas Visitáveis e Área Expositiva, pelo valor base de cerca de três milhões e cem mil euros.

"Este investimento visa adaptar a zona de reservas do Museu Carlos Machado - Núcleo de Santo André para fins de acesso público e criação de uma área expositiva de curta duração, no âmbito da salvaguarda do património cultural, designadamente em matéria de promoção e divulgação do Património móvel, imóvel e imaterial dos Açores e de promoção da criação de novos públicos", é referido pelo Governo dos Açores.

O executivo presidido por Vasco Cordeiro autorizou também a concessão de um aval à Saudaçor – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, no valor de sete milhões de euros, uma operação de refinanciamento com o intuito de "otimizar os recursos disponíveis, melhorar as condições contratuais", e que "não configura um aumento do endividamento líquido".

No que se refere a decisões sobre ilha das Flores, onde o executivo esteve entre segunda-feira e hoje, foi aprovada, por exemplo, a contratação de serviços para o Assinalamento Marítimo do Porto de Pescas de Ponta Delgada, num investimento de cerca de 16 mil euros.

"Desta forma, cumprimos o melhoramento da infraestrutura da pesca, que teve o seu início com a empreitada de remoção dos blocos e consolidação do molhe cais, que estará concluída nos próximos dias", frisa o executivo.

O Conselho de Governo deu também instruções à Lotaçor "para desenvolver os procedimentos necessários para a substituição da máquina de gelo do Porto de Ponta Delgada, corrigindo os problemas do atual equipamento".

Conservação, manutenção e limpeza de 40 quilómetros de caminhos rurais e florestais, um apoio de 150 mil euros à Cooperativa União Agrícola Florentina, um outro incentivo de 20 mil euros à Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores e o lançamento do concurso para a 2.ª fase da requalificação da Escola Padre Maurício de Freitas, nas Flores, foram outras das medidas aprovadas na reunião dos governantes de terça-feira.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados