Açoriano Oriental
Governo dos Açores lança cartilha de sustentabilidade a subscrever pela sociedade

Centrando-se na conferência "Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável", que irá decorrer nos próximos dias 5 e 6 de dezembro no Nonagon, cidade de Lagoa, Marta Guerreiro adiantou à agência Lusa que o governo regional considera "indispensável a colaboração e participação ativa de todos os setores da sociedade, em particular das empresas e associações" para criar uma imagem "efetiva e prática de sustentabilidade” no arquipélago.


Governo dos Açores lança cartilha de sustentabilidade a subscrever pela sociedade

Autor: Lusa/AO online

Considerando que “é muito importante ter uma visão comum que não seja só uma iniciativa governamental, mas que tenha reflexos nos agentes económicos”, a responsável  pela secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo referiu que o executivo açoriano avança com a cartilha de sustentabilidade visando “assinalar o compromisso alargado na região de uma vontade efetiva, que tem de ser setorial para fazer mais e melhor nesta matéria”.

A governante referiu que, durante o evento, será apresentado um diagnóstico dos Açores em termos do turismo sustentável, resultante do levantamento feito pelo Governo Regional, nos últimos meses, e que tem em consideração os critérios internacionais de sustentabilidade.

“No que respeita ao nosso posicionamento nesta matéria, já existe muito trabalho feito, pretendendo-se, agora, sistematizar tudo aquilo que queremos percorrer em termos de rumo para um turismo sustentável”, declarou a secretária regional, que está “muito confiante naquele que já é hoje o cumprimento dos critérios de sustentabilidade” no arquipélago.

Marta Guerreiro considerou que a temática da sustentabilidade “é um trabalho que não foi iniciado agora”, sendo “fruto de uma estratégia contínua que tem sido levada a cabo, sucessivamente, pelos últimos governos regionais, que sempre defenderam políticas conciliatórias de boas práticas ambientais, salvaguardadas, legalmente, para que se possa preservar a nossa identidade, os ecossistemas, a qualidade de vida”.

A governante adiantou que “esta constante preocupação por um desenvolvimento sustentável viu a sua concretização com a criação da recente secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo”.

A sessão de abertura do evento será assegurada pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, contando com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, bem como da presidente da Câmara Municipal da Lagoa, cidade que acolhe a iniciativa, Cristina Calisto.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados