Açoriano Oriental
Governo dos Açores já pagou 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca de 2018

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte anunciou esta quinta-feira, na ilha Terceira, que já foram pagos 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca verificada em 2018 e que provocou prejuízos na produção das culturas de milho forrageiro, hortícolas, sorgo e tabaco.


Governo dos Açores já pagou 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca de 2018

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

“Esta semana iniciamos os primeiros pagamentos para compensar os agricultores que sofreram perdas nas suas produções devido à seca que assolou os Açores, cumprindo um compromisso assumido pelo Governo Regional”, afirmou João Ponte, citado em nota do executivo.

 

O governante adiantou que as 1.400 candidaturas recebidas correspondem a um apoio global de 3 milhões de euros, sendo que os restantes pagamentos serão efetuados durante as próximas semanas.

 

João Ponte salientou que a seca teve uma expressão muito forte ao nível da horticultura, mas sobretudo no que diz respeito à produção de milho forrageiro, afetando 50% dos 12.000 hectares de milho forrageiro semeado em 2018.

 

“Cerca de 70% da área de milho forrageiro, dos cerca de 6.000 hectares candidatados a apoio, tiveram um prejuízo entre 50% e 75% em termos de produção”, referiu João Ponte, alegando que estes números justificam plenamente o apoio financeiro concedido pelo Governo Regional, bem como o apoio à importação de alimentos para os animais bovinos.

 

Para João Ponte são injustas as críticas que têm vindo a ser feitas ao Governo dos Açores, quanto ao apoio à importação de alimentos para os animais.

 

“Quem sofreu prejuízos na produção de milho forrageiro reconhece e valoriza o alcance e as mais valias resultantes do apoio concedido pelo Governo Regional, considerando a importância daquele alimento para o maneio das suas explorações”, considerou João Ponte, na mesma nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados