Açoriano Oriental
Governo dos Açores inicia reflorestação do Pico Alto, em Santa Maria
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais dos Açores anunciou hoje ter iniciado a reflorestação do Pico Alto, na ilha de Santa Maria, com espécies originárias da região.
Governo dos Açores inicia reflorestação do Pico Alto, em Santa Maria

Autor: Lusa/AO online

Segundo um comunicado do gabinete de comunicação do Governo Regional, no Pico Alto “existe a floresta mais idêntica ao que seriam as florestas originais dos Açores”.

No arquipélago, as florestas têm sofrido com a introdução de espécies de flora “estranhas aos ecossistemas locais, o que dificulta a sobrevivência da flora endémica e autóctone, reduzindo também o habitat natural das espécies de animais endémicos”.

Para inverter a situação, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, com o apoio dos Serviços Florestais do Nordeste (que cederam o plantio necessário), começou a plantar uva da serra, louro da terra e folhado através da equipa operacional do Parque Natural de Santa Maria.

A plantação surgiu depois da remoção da flora invasora numa pequena área do Pico Alto em 2011, sobretudo de conteiras e incenso, no âmbito do Plano Regional de Controle de Flora Invasora em Áreas Sensíveis.

A floresta nativa do Pico Alto é o habitat para inúmeras espécies de caracóis, aranhas e escaravelhos que existem apenas nesta área, concluiu a secretaria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados