Governo dos Açores aumenta para 55 milhões de euros a linha de crédito Investe II

Governo dos Açores aumenta para 55 milhões de euros a linha de crédito Investe II

 

Susete Rodrigues/Gacs   Regional   18 de Nov de 2013, 06:57

O Governo Regional decidiu aumentar de 50 para 55 milhões de euros o plafond da linha de crédito Açores Investe II, cujo prazo de candidaturas decorre até 31 de dezembro.

 

De acordo com nota do Gacs, o Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, justifica este reforço com a grande adesão das empresas, que considerou comprovar “o sucesso e a oportunidade da medida”.

Sérgio Ávila recordou que no âmbito da Linha de Crédito Açores Investe II já foram aprovadas candidaturas de 980 empresas, no valor global de mais de 49,6 milhões de euros, considerando que “estes apoios têm sido muito importantes para a sustentabilidade das empresas açorianas, para a manutenção dos postos de trabalho que representam e, em última análise, para estimular a economia regional”.

Desde a anterior legislatura, altura em que foram criados mecanismos de apoio à tesouraria e liquidez das empresas, “foram assegurados novos financiamentos no montante de cerca de 108,8 milhões de euros e refinanciamentos bancários de 308,7 milhões euros, abrangendo, nos dois casos, um total de 3.201 empresas”, disse Sérgio Ávila.

A Linha Açores Investe II assegura financiamentos até 25 mil euros para microempresas, 50 mil euros para pequenas empresas e 300 mil euros para médias e grandes empresas, sendo o prazo de amortização até oito anos, com um período de carência de reembolso até 24 meses.

Uma vantagem adicional deste apoio governamental é o de reduzir os encargos das empresas, uma vez que as linhas são bonificadas e, por isso, representam menos custos.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.