Açoriano Oriental
Governo dos Açores anuncia novo programa de requalificação urbana na região

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou esta sexta feira a criação do programa "Casa Renovada, Casa Habitada", que pretende dar um "impulso muito significativo" na requalificação urbana na região.

Governo dos Açores anuncia novo programa de requalificação urbana na região

Autor: Lusa/Ao online

"Acreditamos que este programa vai dar um impulso muito significativo para a requalificação urbana e para responder à necessidade de habitações que nós temos neste momento na região”, afirmou Vasco Cordeiro.

Falando na Lagoa na cerimónia de atribuição de apoios à habitação degradada a mais de 60 famílias de concelhos de São Miguel, o governante sublinhou que o novo programa se dirige a quem tem uma casa devoluta.

Mesmo sem condições para recuperar a habitação em causa, os açorianos podem candidatar-se ao apoio "comprometendo-se, como contrapartida, a disponibilizá-la à região" para que a casa seja "arrendada a famílias que necessitem de habitação".

"Este programa tem uma componente de apoio à recuperação de habitação própria, mas tem uma segunda componente que tem a ver com aproveitamento de um enorme potencial que existe em todas as ilhas e que tem a ver com casas que estão degradadas e devolutas e que os seus proprietários, porventura, não têm as condições para poder reconstrui-las", vincou Vasco Cordeiro.

Antes, o presidente do executivo açoriano visitou o Centro de Engorda e Acabamento de Bovinos da Cooperativa União Agrícola, criado em 2008, que possui atualmente cerca de 1.000 animais, a maioria da raça de carne Angus.

"Só este centro fornece entre 20 a 25% da carne Angus comercializada por um dos principais grupos de distribuição nacional. No leite, produzimos cerca de 36% do leite nacional. No queijo, chegamos aos 50%", enalteceu Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, acrescentou, compete ao executivo criar "alicerces cada vez mais sólidos para o desenvolvimento" da atividade agrícola e para a melhoria do "rendimento dos agricultores".

O Governo dos Açores fecha esta tarde em Ponta Delgada três dias de visita de trabalho pela ilha de São Miguel.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados