Açoriano Oriental
Governo apela a melhor gestão de recursos das corporações de bombeiros
O secretário regional da Saúde dos Açores, Rui Luís, defendeu uma "melhor gestão" dos recursos que estão à disposição das corporações de bombeiros do arquipélago.
Governo apela a melhor gestão de recursos das corporações de bombeiros

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

O governante, que falava na abertura do Conselho Regional dos Bombeiros dos Açores, reunido na Praia da Vitória, ilha Terceira, considerou importante que os recursos "sejam geridos de uma forma mais correta", potenciando os que já existem e mantendo as infraestruturas e os equipamentos.

"Tem de haver um esfoço conjunto de uma maior e melhor gestão dos recursos", insistiu o titular da pasta da Saúde, recordando que todos querem "mais e mais recursos", mas, cada vez mais, a preocupação deve residir em fazer uma "melhor utilização daqueles que já existem".

Rui Luís manifestou também a sua preocupação em relação ao futuro das corporações de bombeiros dos Açores, considerando que é necessário que a população "se envolva mais no movimento associativo", através do voluntariado, tanto ao nível das direções, como dos corpos de bombeiros.

"Sabemos que, embora nalgumas zonas seja mais fácil o recrutamento, noutras ilhas é mais difícil, e como tal temos de fazer um esforço de divulgação e de apelo à população, sobretudo os jovens, para aderirem a este movimento voluntário", alertou o governante.

O secretário regional da Saúde defendeu também a necessidade de se continuar a apostar na formação dos bombeiros dos Açores, recordando que várias corporações da região alcançaram já "excelentes resultados" em campeonatos nacionais e internacionais de manobras e de trauma.

"Esses prémios revelam que existe uma boa formação nos Açores e que os nossos bombeiros estão preparados para qualquer eventualidade ou intervenção no terreno", sublinhou.

Rui Luís destacou, por outro lado, a importância de os bombeiros serem acarinhados e de o seu papel mais valorizado, considerando que a população açoriana deve também contribuir para esse objetivo.

"O Governo Regional tem os meios para o efeito, mas esse deve ser um esforço de todos, porque o papel da Proteção Civil diz respeito a todos, e como tal, é importante que todos entrem neste objetivo comum", realçou o governante.

O Conselho Regional de Bombeiros dos Açores, que integra representantes de todas as corporações de bombeiros da Região, está reunido hoje e no domingo na Praia da Vitória.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados