Açoriano Oriental
Governo açoriano doa mais de 300 livros a universidade dos EUA
O governo açoriano doou este mês mais de 300 livros sobre história, cultura e literatura do arquipélago à Universidade de Massachusetts, em Lowell, Estados Unidos.
Governo açoriano doa mais de 300 livros a universidade dos EUA

Autor: Lusa/AO Online

 

"Estamos muito gratos ao governo dos Açores por este donativo, que constitui uma adição importante à nossa coleção sobre Portugal. Estes trabalhos ajudam-nos a preservar e partilhar o importante corpo de trabalho que temos feito sobre a língua e cultura portuguesa", disse o diretor da biblioteca da universidade, George Hart.

A doação inclui, além de livros, CD de música e DVD, que estarão disponíveis aos mais de 17.500 alunos e investigadores da Universidade, complementando o trabalho do seu Centro Saab-Pedroso para a Cultura e Investigação Portuguesa.

Este centro, dirigido pelo professor Frank F. Sousa, foi estabelecido em 2013 e tornado possível graças aos contributos de Luís Pedroso e do casal Mark Saab e Elisia Saab, empresários de origem portuguesa, que doaram cerca de 850 mil dólares (660 mil euros) para o projeto.

O centro de estudo tem parcerias com as universidades de Lisboa e de Braga e permite aos alunos da Universidade de Massachusetts frequentarem aulas de português ou fazerem trabalhos de investigação em parceria com as universidades portuguesas, nomeadamente nas áreas da nanotecnologia e tecnologia amiga do ambiente.

A mesma universidade tem em exibição até 01 de dezembro uma exposição sobre imigração portuguesa com artefactos centenários recentemente descobertos na câmara municipal desta cidade norte-americana com o título "Lure of the Spindle: The Portuguese in Early 20th Century Lowell".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados