Açoriano Oriental
Cultura
Gaia candidata-se a capital da Cultura
Um grande festival dedicado ao vinho do Porto e a candidatura de Gaia a capital cultural da euro-região Galiza/Norte de Portugal são as novidades do pelouro da Cultura de Gaia para 2009, anunciou o vereador Mário Dorminsky.

Autor: Lusa/AOonline
Aquele responsável, que falava durante a apresentação das linhas mestras do pelouro da Cultura, Património e Turismo de Gaia para 2009 em colaboração com a Gaianima, referiu que o festival se insere da promoção da imagem global da marca "Destino Gaia - A Cidade do Vinho do Porto".

    "Este festival vai actuar como 'chapéu' de toda a programação cultural de 2009 e envolverá desde as artes até à gastronomia", disse Mário Dorminsky.

    O autarca revelou que um dos eventos em preparação é um festival gastronómico em que, entre outras iniciativas, chefes nacionais e internacionais serão convidados a criar pratos com base no vinho do Porto.

    A candidatura à Capital da Cultura do Euro-Região Galiza/Norte de Portugal vem na sequência da aprovação desta iniciativa, a 17 de Setembro último, em Vigo, na reunião da Comissão de Cultura do Eixo Atlântico, a que Mário Dorminsky preside.

    Criado em 1992 por 18 cidades, nove de cada lado da fronteira, o Eixo Atlântico é uma associação transfronteiriça que reúne presentemente 34 municípios, 17 de cada lado da fronteira, sendo a sua Comissão de Cultura formada pelos vereadores da Cultura dos concelhos constituintes.

    Tem uma presidência rotativa assumida alternadamente por municípios da Galiza e do Norte de Portugal, sendo presentemente Luís Filipe Menezes o presidente desta organização.

    A recepção de propostas de candidatura para a primeira Capital da Cultura termina no final de Novembro, devendo a decisão sobre a cidade vencedora ser anunciada a 13 de Dezembro.

    Do lado português os membros são Barcelos, Braga, Bragança, Chaves, Famalicão, Gaia, Guimarães, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Mirandela, Penafiel, Peso da Régua, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Real.

    A Coruña, Barco de Valdeorras, Carballiño, Carballo, Ferrol, Lalín, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Riveira, Santiago de Compostela, Sarria, Verín, Vigo, Villagarcía de Arousa e Viveiro são os membros do lado galego.

    O autarca referiu que está garantida a continuidade de todos os habituais eventos culturais em Gaia, nomeadamente o 2º Concurso de Bandas "United in Sound" (Janeiro a Abril), o Simpósio de Escultura (Março a Maio), o 3º Jazz'n Gaia, os Concertos de Páscoa e a Festa da Primavera, em Abril.

    O Douro Blues realiza-se em Maio/Junho, enquanto o ciclo de concertos "Reviver os 70s" será em Julho e o Festival "Rock às Sextas" estende-se entre Julho e Agosto.

    O Gaia Folk e a Festa do Mundo Celta realizam-se em Agosto, o Encontro Internacional de Coros em Setembro e o Festival de Bandas de Gaia em Outubro.

    Para Dezembro está programada a realização do"Natal com Música 2009", e a homenagem do município ao escritor Rentes de Carvalho.

    Mário Dorminsky revelou que há ainda outras iniciativas em preparação, de pequena, média e grande dimensão, a anunciar oportunamente.

    O autarca destacou ainda a actividade contínua desenvolvida pelo pelouro junto das escolas, através de iniciativas como os concurso de Literatura, de Fotografia e de Banda Desenhada, assim como a iniciativa "O Museu vai à Escola", que visa sensibilizar as crianças e os jovens para Arte.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados