Açoriano Oriental
Emprego
Funcionárias regressam das férias e encontram fábrica fechada
Cerca de 40 trabalhadoras de uma fábrica de confecções da ilha de São Miguel, nos Açores, depararam-se esta segunda-feira com o seu encerramento, alegadamente devido a um processo de insolvência.
Funcionárias regressam das férias e encontram fábrica fechada

Autor: Lusa / AO online
Após o período de férias, “chegamos cá hoje e não havia serviço, estava a fábrica fazia e demos pela falta de três máquinas”, adiantou Carla Viveiros, que trabalha na Insulana há cerca de 13 anos.

    As funcionárias da fábrica concentraram-se, ao fim da tarde de hoje, contra o alegado encerramento da unidade fabril criada em 1984 e que, segundo a sindicalista Graça Silva, é “claramente ilegal”.

    Carla Viveiros, que adiantou aos jornalistas que foi hoje comunicado às trabalhadoras que a empresa pretende avançar com um “processo de insolvência”, reconheceu que “há algum tempo não tinham serviço”.

    “Nós fomos despedidos ilegalmente, porque eles tinham de nos dar um prazo”, salientou a mesma funcionária, ao adiantar que grande parte da produção da empresa se destinava aos EUA.

    Segundo Carla Viveiros, a “única garantia foi a carta para o fundo de desemprego” entregue pelos representantes de uma empresa em que não se verificam, até agora, situações de salários em atraso.

    “Estamos a chegar ao fim deste mês e, garantidamente, não vamos receber este ordenado”, disse Sandra Botelho, uma funcionária há cerca de dez anos.

    Graça Silva, da CGTP, garantiu que se trata de um “processo de despedimento ilícito” e, por essa razão, o sindicato vai avançar com uma providência cautelar para acautelar o património da empresa e proceder à reintegração das trabalhadoras.

    “As indemnizações a pagar às trabalhadoras terão de ser com o património da empresa”, explicou a dirigente sindical.

    Durante a concentração não esteve presente nenhum responsável da fábrica de confecções, razão pela qual não foi possível obter, para já, esclarecimentos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.