Açoriano Oriental
Ucrânia
Fontes diplomáticas indicam que Polónia comunicará que míssil foi disparado por Kiev

O governo de Varsóvia vai comunicar esta quarta-feira aos aliados da NATO que o míssil que atingiu território polaco na terça-feira foi disparado pelo exército ucraniano, disse fonte diplomática à agência espanhola Efe.

Fontes diplomáticas indicam que Polónia comunicará que míssil foi disparado por Kiev

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com a mesma fonte, que pediu anonimato, Varsóvia não vai, por isso, invocar perante os aliados o artigo IV do Tratado do Atlântico Norte que prevê consultas entre os parceiros quando está ameaçada "a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer das partes". 

Antes, a Rússia declarou que os ataques realizados na terça-feira atingiram apenas o território ucraniano, acrescentando que o míssil que explodiu em território polaco foi disparado por um sistema de defesa de Kiev. 

"Queremos sublinhar que os ataques de alta precisão (na terça-feira) foram realizados apenas contra o território da Ucrânia, a uma distância de mais de 35 quilómetros da fronteira com a Polónia", disse o Ministério da Defesa russo através de um comunicado.

O incidente na Polónia está a ser investigado pela NATO, dado que ocorreu no território de um dos países da Aliança Atlântica.

Na terça-feira, pouco depois do incidente se ter tornado conhecido, o chefe de Estado da Ucrânia afirmava que a explosão na Polónia fora causada por mísseis russos.

“O que temos vindo a alertar há muito tempo aconteceu. O terror não se limita às nossas fronteiras nacionais. Os mísseis russos atingiram a Polónia”, disse na altura o presidente ucraniano.

A Polónia convocou uma reunião de emergência com os aliados da NATO depois de ter anunciado que um “projétil de fabrico russo” tinha caído em território polaco, junto à fronteira com a Ucrânia, matando duas pessoas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados