Banca

Fitch corta 'rating' do Montepio de A- para BBB-

A Fitch cortou esta quinta-feira o ‘rating’ do banco Montepio Geral de A- para BBB+, mantendo o 'rating' do banco sob vigilância negativa, que indica uma revisão da nota dada ao banco, possivelmente para novo corte.


Em comunicado, a agência de notação financeira explica que o corte na avaliação de longo prazo, surge porque considera que será “cada vez mais difícil para o Montepio, defender a qualidade dos seus activos e manter lucro operacional num ambiente de baixas taxas de juro e das limitadas perspectivas de crescimento económico em Portugal”.

A agência de notação sublinha ainda que a dependência de financiamento do Banco Central Europeu, por parte do Montepio, poderá aumentar e que este ‘rating’ reflecte ainda uma continuada concentração de risco no mercado imobiliário e da construção.

As restantes notas atribuídas pela Fitch ao Montepio mantiveram-se inalteradas.
PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor