Açoriano Oriental
Filme "O Hobbit - Uma jornada inesperada" é a estreia da semana
"O Hobbit - Uma jornada inesperada", filme do realizador neozelandês Peter Jackson, a partir de uma obra do escritor J.R.R. Tolkien, cuja história antecede a de "O senhor dos Anéis", estreia-se esta quinta-feira em Ponta Delgada.
Filme "O Hobbit - Uma jornada inesperada" é a estreia da semana

Autor: Lusa/AO online

Considerado um dos filmes mais aguardados do ano, com estreia garantida em 25 mil salas de cinema em todo o mundo, "O Hobbit - Uma jornada inesperada" é a primeira parte de uma nova trilogia que o realizador Peter Jackson projetou a partir de "O Hobbit", do escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien.

Peter Jackson já tinha feito sucesso com a trilogia "O Senhor dos Anéis", apresentando no cinema todo um mundo imaginário de elfos, hobbits, ogres, orcs, anões, feiticeiros e humanos, habitantes da Terra Média.

Desta vez, o realizador foi ao primeiro livro que Tolkien escreveu precisamente para apresentar todo esse mundo fantástico, cuja história temporalmente acontece 60 anos antes do enredo de "O senhor dos Anéis".

"O Hobbit - Uma jornada inesperada", rodado na Nova Zelândia, é protagonizado pelo ator Martin Freeman no papel do hobbit Bilbo Baggins, ao qual se juntam Ian McKellen, Elijah Wood, Andy Serkis, Cate Blanchett e Christopher Lee, todos eles do elenco da trilogia "O senhor dos Anéis".

O filme, cujas segunda e terceira partes só estrearão em 2013 e 2014, tem ainda a particularidade de ter sido rodado em 3D e em 48 fotogramas por segundo, ou seja, o dobro do que é praticado no cinema desde o começo do século passado.

Quando o filme teve antestreia no final de novembro na Nova Zelândia, Peter Jackson justificou a mudança com uma vontade de se aproximar à realidade e fazer magia.

"Nós só queremos fazer com que a experiência de ir ao cinema se torne mais mágica e espetacular e que as pessoas regressem às salas de cinema", disse o realizador, referindo-se a toda uma geração de jovens que já vê filmes nos telemóveis e em "tablets".

"O Hobbit" foi escrito em 1928 e a história terá surgido quando o escritor e professor John Ronald Reuel Tolkien corrigia testes dos seus alunos. Num dos exames, que tinha uma página em branco, Tolkien escreveu: "Num buraco no chão vivia um hobbit".

Só depois é que Tolkien escreveria a trilogia "Senhor dos Anéis", assim como as obras "As Aventuras de Tom Bombadil", "Contos Inacabados de Númeror e da Terra Média" e "Silmarillion".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados