Filme inspirado nos Açores distinguido na Suíça com o Promotional Award

O filme "Flores", de Jorge Jácome, foi distinguido com o Promotional Award da Competição do Internationale Kurzfilmtage Winterthur, na Suíça, anunciou hoje a agência Portugal Film.



"Este é já o quarto prémio que o filme recebe, depois dos que recebeu em Portugal, na Croácia e Espanha", refere a mesma fonte. A curta-metragem "Flores" acontece num cenário de crise natural nos Açores, provocada por uma praga de hortênsias. Fundado em 1997, o Festival de Curtas de Winterthur é o mais importante dos festivais do género na Suíça e um dos mais prestigiados a nível mundial, cabendo-lhe as nomeações suíças para os prémios BAFTA e OSCAR de melhor curta metragem. De acordo com a agência, o valor do prémio Promotional Award é de 10.000 francos suíços (cerca de 8.609 euros, à taxa de câmbio atual), tendo o júri da competição considerado o filme "um trabalho excecional que combina elementos de 'mockumentary', crítica sócio-política e considerações ecológicas agrupadas em torno da representação tátil e humanista de uma relação". Refere também que o júri "ficou ainda impressionado com a singularidade da voz do realizador e do seu forte olhar cinematográfico".


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024