Açoriano Oriental
Festival dos Açores com 33 curtas-metragens e nove longas a concurso
O Festival de Cinema dos Açores, que decorre entre 30 de outubro e 05 de novembro, na Horta, vai contar com 33 curtas-metragens e nove longas na seleção oficial, foi hoje anunciado
Festival dos Açores com 33 curtas-metragens e nove longas a concurso

Autor: Lusa / AO online

“Está concluída a seleção oficial, que obrigou ao visionamento de um número recorde de filmes inscritos para as várias secções, provenientes dos países lusófonos”, afirmou à Lusa o diretor do também denominado Faial Filmes Fest, Luís Pereira.

“Sangue do meu sangue”, de João Canijo, “O Barão”, de Edgar Pêra, “Cisne”, de Teresa Villaverde, e “Estrada de Palha”, de Rodrigo Areias, são algumas das longas-metragens portuguesas que estarão em competição neste festival, o maior evento cinematográfico que se realiza nos Açores.

Nas curtas-metragens, a seleção oficial inclui 19 filmes de Portugal – dos quais cinco são de realizadores dos Açores -, cinco do Brasil, três de Espanha e um de Cabo Verde.

Para Luís Pereira, a quantidade e a qualidade dos filmes inscritos no Faial Filmes Fest “confirmam a credibilidade e a visibilidade que o festival tem vindo a alcançar no meio cinematográfico nacional e internacional”.

A edição deste ano, que tem como principal novidade a abertura a longas-metragens, recebeu cerca de duas centenas de curtas-metragens e mais de 30 filmes de longa duração.

O Faial Filmes Fest, Festival de Cinema dos Açores 2011, vai incluir uma homenagem ao realizador António de Macedo, que deverá estar presente na sessão de encerramento, na qual será exibido o filme “Almada Negreiros Vivo Hoje”.

António de Macedo, que realizou 11 longas-metragens e dezenas de curtas-metragens, além de vários trabalhos para televisão, abandonou o cinema no final dos anos 1990 por se sentir marginalizado, passando a dedicar-se apenas à escrita.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados