Açoriano Oriental
Festival de BD da Amadora convida a entrar no universo da ficção científica
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) começa na sexta-feira, com uma edição que mostrará como o imaginário da ficção científica e da tecnologia tem sido ilustrado pelos autores de BD.

Autor: Lusa/AOonline
Este ano transformado numa nave espacial, o Fórum Luís de Camões irá acolher a 19/a edição do FIBDA até ao dia 09 de Novembro com exposições de artistas portugueses e estrangeiros e até uma convenção de fãs da saga "Guerra das Estrelas".

    Sendo o tema central deste ano, a ficção científica (FC) e a tecnologia estarão retratadas através de um confronto entre o passado e o presente sobre o que se tem feito na nona arte, em vertentes como personagens, desenhadores, argumentistas e as abordagens da FC na BD portuguesa.

    Na Amadora estarão expostas obras raras de Alex Raymond, criador de Flash Gordon - muitas delas serão mostradas pela primeira vez em todo o mundo - e de Pierre Christian e Jean Claude Mézières, criadores da personagem Valérian.

    Destaque ainda para os autores sul-americanos Hector Oesterheld, Jodorowsky, Breccia, Solano Lopez e Oswal Viola, particularmente este último, de quem alguns dos trabalhos expostos estiveram literalmente enterrados durante a época de ditadura na Argentina.

    Das cerca de vinte exposições patentes este ano, destacam-se ainda as dedicadas ao italiano Tanino Liberatore, criador da personagem de FC RanXerox, e ao britânico Dave McKean. Ambos marcarão presença na Amadora.

    Jean-Claude Denis, Maurício de Souza, Tara McPherson, Esteban Maroto e Mathieu Sapin e Benoit Mouchart, director do festival de BD de Angoulême, são outros nomes confirmados na Amadora.

    No FIBDA estarão ainda o britânico Kevin O´Neill, co-autor, com o argumentista Alain Moore, da obra "Liga dos cavalheiros extraordinários", e o actor Richard LeParmentier, que participou num dos filmes da "Guerra das Estrelas".

    A propósito da saga de George Lucas, a Amadora irá registar um encontro de fãs da "Guerra das Estrelas" e várias palestras dedicadas aos filmes.

    Estão também previstas mostras sobre Black & Mortimer e Tex, duas homenagens a João Abel Manta e a José Garcês, e exposições dos portugueses Carla Pott, Luís Henriques e Rui Lacas, todos eles premiados em 2007.

    Entre os lançamentos editoriais marcados para o festival contam-se "Camões, De vós não conhecido nem sonhado", com desenho e argumento de Jorge Miguel, "A Fórmula da Felicidade vol.1", de vários autores portugueses, com edição da KingPin of Comics, e a apresentação de três colecções que juntam música e banda desenhada.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados