Açoriano Oriental
Festas de Nossa Senhora da Luz arrancam este domingo com espetáculos e gastronomia

Os artistas musicais Quim Barreiros, PLAY, Black Out, Andreia Macário, Ye Ye, DJ Lucas Silva, DJ Power, DJ Afonso Rego, a Banda Filarmónica Voz do Progresso e a Banda de Nossa Senhora da Luz e o grupo Paixão da Dança são os espetáculos com entrada gratuita que compõem o cartaz cultural.

Festas de Nossa Senhora da Luz arrancam este domingo com espetáculos e gastronomia

Autor: AO Online

A edição de 2019 das festas religiosas dos Fenais da Luz inicia com a primeira comunhão, este domingo, 1 de setembro. Na terça-feira (dia 3) serão acolhidas, na Igreja, as imagens das várias zonas da freguesia (Senhor Bom Jesus dos Aflitos, S. Jerónimo e S. Pedro); a imagem de Nossa Senhora da Luz será levada do trono para o andor. Na quarta-feira (dia 4) será rezado o Terço do Rosário (Mistérios Luminosos).

No sábado (dia 7), de manhã, haverá uma homenagem a Nossa Senhora da Luz, com a celebração da bênção e a participação de motards, carros, táxis, clubes, associações e empresários. À noite, será celebrada a Eucaristia com profissões de fé. No domingo (dia 8), a Eucaristia da Solenidade de Nossa Senhora da Luz será presidida pelo Padre Eduardo Duque, da Arquidiocese de Braga, com a bênção das mães grávidas, cumprindo uma tradição antiga de as mães pedirem protecção à Senhora da Luz durante a sua gravidez e um parto feliz; a procissão contará com as bandas filarmónicas dos Fenais da Luz, das Capelas e da Conceição da Ribeira Grande. Na segunda-feira (dia 9) haverá a Eucaristia do Emigrante, e na terça-feira (dia 10) o encerramento das festas, com a aparição da imagem de Nossa Senhora da Luz, a Celebração da Luz e o fogo de artifício.

As festas da padroeira dos Fenais da Luz, freguesia com mais de 500 anos, serão recheadas de eventos culturais: passeio de bicicletas, torneio de pesca, um grande bazar, a tenda Brinkarte, o cortejo alegórico de oferendas e arrematações. As festas têm, ainda, carrocéis e uma Feira Agro-comercial, com porco no espeto, no sábado.

Os Fenais da Luz são conhecidos pela comida e doçaria. Durante todos os dias os fenaenses confeccionarão pratos típicos da freguesia, que os visitantes poderão degustar em tendas, barracas e tascas. Assim sendo, na quarta-feira, decorre a prova de sopas, na quinta-feira provam-se as bifanas especiais. Na sexta-feira é a noite do chicharro, no sábado decorre o bodo de leite e é a noite da carne guisada. No domingo provam-se petiscos variados, na segunda-feira é noite de provar feijoada. Na terça feira: torresmos, molho de fígado e brancos, debulho e pé de torresmo.

Este ano, pela primeira vez, as festas contam com a coordenação de uma mulher, Tonni Lynne Barbosa. A Paróquia estabeleceu parcerias institucionais com a Junta de Freguesia dos Fenais da Luz, a Banda Filarmónica de Nossa Senhora da Luz, a Casa do Povo dos Fenais da Luz, o Grupo Desportivo dos Fenais da Luz, o Centro Social e Cultural dos Fenais da Luz e a Direcção Regional da Habitação. As festas contam com o patrocínio das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, e das empresas Diogo Carnes, Açorotel, Ilha Verde, APL Expresso, J. F. Cavaco, Restaurante Largo da Fonte, TrevoRebelde, Pizzaria Pontes, Dinina Design, Lotaçor, Cooperativa União Agrícola e Botelho & Resendes.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados