Feira Quinhentista na Ribeira Grande assinala os 500 anos de Gaspar Frutuoso

Temática e animação da edição que marca o regresso da Feira Quinhentista é centrada no livro “Saudades da Terra” de Gaspar Frutuoso



Já começou a 11ª edição da Feira Quinhentista na Ribeira Grande, centrada este ano no livro “Saudades da Terra” de Gaspar Frutuoso e assinalando os 500 anos do nascimento do historiador.

“Toda a temática deste ano está à volta dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, que foi uma figura muito querida dos ribeira-grandenses e que a autarquia quis assinalar na feira Quinhentista. Portanto, toda a temática e animação irá ser à volta do livro ‘Saudades da Terra’ que Gaspar Frutuoso escreveu há quase cinco século atrás”, revelou Alexandre Gaudêncio.

Em declarações à Rádio Açores TSF, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande explicou a importância do evento que decorre até domingo no concelho.

“Quando delineámos o ano de 2022 ao nível dos eventos, colocámos logo como âncora a Feira Quinhentista, atendendo a que, até à pandemia, este era um dos eventos que mais mexia com o comércio local, com a própria restauração, trazendo milhares de pessoas à Ribeira Grande. Por isso, a expectativa é muito grande para este ano, avaliando também pela expectativa que as pessoas têm em retomar o convívio, as festividades, logo esperamos que este seja um dos maiores eventos de sempre”, confessou.

Segundo o autarca, uma das principais novidades do evento deste ano passa pelo reforço da animação de rua. “Reforçar a animação ambulante era um dos objetivos que nós tínhamos, a avaliar também pela experiência que já vamos tendo. Assim, vamos ter muita animação a partir das 19h00, todos os dias,  até sensivelmente à meia-noite”, referiu Alexandre Gaudêncio, adiantando ainda que “todos os dias haverá um espetáculo de fogo no largo da cascata e também vamos ter três palcos fixos com animação constante. Temos muitos grupos que vêm de fora, mas também muitos locais que prometem muita animação”, garantiu o autarca.

Para Gaudêncio, um dos pontos altos da Feira Quinhentista será, como habitual, o cortejo.“Um dos momentos altos é sem dúvida o domingo, a partir das 18h00. Vamos ter um cortejo que vai incluir muitas crianças da nossa rede de ATL’s e estamos a contar com cerca de 500 participantes, vestidos a rigor”, afirmou o autarca da Ribeira Grande, salientando que o “cortejo sairá do largo Hintze Ribeiro, junto aos Paços do Concelho, e irá percorrer o centro histórico, a chamada a rua Direita, e depois irá retornar pelo mesmo percurso”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares