Açoriano Oriental
Líbia
Família de Kadhafi pondera apresentar queixa contra a NATO
A família de Muammar Kadhafi está a ponderar apresentar queixa contra a NATO por "crime de guerra" junto do Tribunal Penal Internacional (TPI) na sequência da morte do antigo dirigente líbio, indicou um advogado francês.

Autor: Lusa/AO online
O antigo líder líbio, de 69 anos, que fugira de Tripoli em finais de Agosto, foi capturado na passada quinta-feira perto de Sirte (a 360 quilómetros da capital) e foi morto a tiro pouco depois em circunstâncias que ainda não foram completamente esclarecidas.

O advogado Marcel Ceccaldi declarou hoje à France Presse que na causa desta morte esteve "o facto de helicópteros da NATO terem disparado contra a coluna de veículos em que seguia Kadhafi, que foi depois executado".

"O homicídio voluntário é definido como um crime de guerra pelo artigo 8 do Estatuto de Roma do TPI", adiantou o advogado da família Kadhafi sem referir quando será apresentada queixa.

"O homicídio de Kadhafi mostra que os Estados membros não tinham como objectivo proteger a população, mas derrubar o regime", acusou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados