Açoriano Oriental
Família cede espólio da professora e escritora Fátima Sequeira Dias à Câmara de Ponta Delgada
Os 10.000 volumes e 250 caixas de arquivo, que integram o espólio da professora universitária, investigadora e escritora Fátima Sequeira Dias, que faleceu em 2013, vão ser cedidos pela família à Câmara de Ponta Delgada, foi hoje anunciado.
Família cede espólio da professora e escritora Fátima Sequeira Dias à Câmara de Ponta Delgada

Autor: Lusa /AO online

 

A investigadora e professora catedrática da Universidade dos Açores, natural de Ponta Delgada, em São Miguel, nasceu a 12 de outubro de 1958 e faleceu em janeiro de 2013.

A autarquia adianta, numa nota, que "a família de Fátima Sequeira Dias vai ceder todo o espólio da professora universitária, investigadora e escritora que, segundo o filho, Rodrigo Sequeira Dias, prende-se com o desejo da mãe de querer manter na sua terra natal o trabalho de toda a sua vida".

Segundo a Câmara, que atribuiu a 8 de março de 2013, a título póstumo, a Medalha de Ouro do Município a Fátima Sequeira Dias, o espólio integra "10.000 volumes e 250 caixas de arquivo com artigos, preparação de aulas e muitos outros escritos".

Fátima Sequeira Dias foi professora catedrática do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, onde se licenciou em História em 1981 e foi também diretora do Curso de História e ainda pró-Reitora para as Relações Universidade/Sociedade, presidente do Conselho Científico e do Conselho do Departamento de Economia e Gestão.

"Publicou duas dezenas de obras sobre a história económica dos Açores, estudando e divulgando instituições e empresas como a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o Ateneu Comercial de Ponta Delgada, o Aeroporto de Ponta Delgada, a Casa Bensaúde, a Fábrica de Tabaco Micaelense, a SAAGA e a SATA", lembra ainda a nota da autarquia.

A historiadora publicou ainda as obras “450 anos da Cidade de Ponta Delgada, “Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel” e “Os Judeus nos Açores nos séculos XIX e XX”, entre muitas outras.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados