Açoriano Oriental
Exportações caem ligeiramente enquanto importações sobem

No segundo trimestre, exportações de bens nos Açores registaram uma diminuição de 0,4% , enquanto as importações aumentaram 19% em termos homólogos

Exportações caem ligeiramente enquanto importações sobem

Autor: Ana Carvalho Melo

As exportações de bens diminuíram ligeiramente, enquanto as importações aumentaram no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, segundo os dados publicados ontem pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA). 

De acordo com o SREA, entre abril e junho, as exportações de bens na Região atingiram 39,2 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 0,4% em termos homólogos. No mesmo período, as importações atingiram 52,2 milhões de euros, ou seja, aumentaram 19% em termos homólogos. 

Nesse sentido, o gabinete de estatística regional, na análise ao comércio internacional e externo da região, publicada no Boletim Trimestral, destaca que “o saldo negativo verificado neste trimestre (-13,0 milhões de euros) é superior ao saldo do trimestre homólogo (-4,5 milhões de euros), mas inferior ao saldo do trimestre anterior (-82,5 milhões de euros)”. 

De acordo com os dados agora divulgados, relativamente aos países intracomunitários, os Açores registaram um saldo negativo de 5,1 milhões de euros, tendo registado 29 milhões de euros de exportação contra 34,1 milhões de euros de importação. 

Já no que se refere aos países extracomunitários, a Região registou um saldo igualmente negativo de 7,9 milhões de euros (10,2 milhões de euros de exportação contra 18,2 milhões de euros de importação). 

Por sua vez, na análise aos grupos de produtos transacionados, verifica-se que os produtos alimentares e bebidas representaram a maior percentagem, tanto do total de entradas (47,1%) quanto de saídas (51,5%). No entanto, o SREA salienta que, nas saídas, merece destaque o peso dos produtos da pesca, que representam 25,2%. 

Quanto ao comércio internacional, refere-se que, neste trimestre, foi sobretudo intracomunitário, representando 65,3% das entradas e 74% das saídas, num total de 9,9 milhões de euros. 

Ainda nesta análise, destaca-se que, em relação à saída de carne bovina para fora da Região, no segundo trimestre de 2024, foram exportadas dos Açores 2979 toneladas de carne, correspondendo a 12.681 animais. 

Acrescenta ainda que, em termos de variação homóloga trimestral, ocorreram aumentos de 2,7% em peso e 1,7% em número de animais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados